Poetas do Brasil, México, Chile, Colômbia, Espanha, Argentina e Portugal vão estar reunidos, num encontro promovido pela Casa Fernando Pessoa, nos próximos dias 30 de junho e 1 de julho.
A segunda parte do programa de literatura Fixando Breve o Momento, que surge no âmbito de Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura é dedicada à poesia e contará com duas mesas redondas e uma sessão de leitura com os poetas.
Fixando Breve o Momento: a poesia que fala do mundo
A organização afirma que o mote deste evento é perceber como a poesia e a crónica jornalística ajudam a “falar sobre o mundo”, pode ler-se num comunicado enviado ao Diário de Notícias.
Após a primeira etapa em abril, que resultou num encontro de cronistas, esta seguinte com três momentos, tem como tema a poesia.
Neste segundo encontro vão ser lidos, pelos próprios autores, poemas em português do Brasil e de Portugal e em castelhano, escritos em tempos diferentes e alguns deles nunca publicados em Portugal.
O programa
Esta sexta-feira, dia 30, a mesa-redonda e as leituras decorrem na Casa Fernando Pessoa. Conta-se com a participação dos poetas Andrés Neuman (Argentina), Conceição Evaristo (Brasil), Raúl Zurita (Chile), Paula Abramo (México), sendo que a moderação fica a cargo de Jerónimo Pizarro (Colômbia).

Já no sábado, dia 1 de julho, no mesmo local, volta-se a ler e a discutir poesia, desta vez com Sandra Santana (Espanha), Luís Felipe Fabre (México), Ricardo Domeneck (Brasil), Vasco Gato (Portugal) e a moderadora Inês Fonseca Santos (Portugal).
Ainda no mesmo dia, para fechar o ciclo de poesia, vai decorrer uma sessão de leituras no começo da noite, pelas 22h00, no bar A Barraca/Cinearte.
A fechar este programa de literatura regressam, em outubro, as discussões em torno da crónica e do seu poder.
Nessa altura, vão marcar presença Graciela Mochkosfky (Argentina), Julio Villanueva Chang (Peru) e Leila Guerriero (Argentina), com moderação de Fernando Alves (Portugal).
A entrada é livre.