filtro facebook live chat

Novos filtros do Facebook trazem mais emoção às tuas conversas

A empresa de Mark Zuckerberg atualizou as funcionalidades das videochamadas entre utilizadores. Desde filtros de realidade aumentada a uma nova forma de tirar capturas de ecrã, são várias as novas ferramentas do live chat.

Novos filtros

Numa videochamada com o melhor amigo mas sem grande disposição para expressões faciais? Estás numa conversa importante e tens medo de passar a ideia errada da tua opinião? A primeira grande alteração das chamadas do Facebook vem contornar esse aspeto. Escolhendo entre as emoções primárias já nossas conhecidas (amor, felicidade, surpresa, tristeza e ira), um filtro correspondente surgirá no ecrã. Carregar no símbolo da tristeza, por exemplo, fará surgir lágrimas por toda a parte do mesmo modo que o símbolo do amor cria uma coroa de corações. Estes emojis surgem carregando no like, no canto inferior direito.

O símbolo da gota, também ao fundo mas à esquerda, fará surgir um tipo diferente de filtro. À semelhança do Instastory, os diferentes filtros variam luz e cor da tela para criar o efeito que mais se adequar. Esta funcionalidade também traz o live preview, que te permite testar o filtro antes de quem está do outro lado o conseguir ver.

Também com o Snapchat as semelhanças vão sendo cada vez mais. Se por um lado não é novidade a introdução de realidade aumentada (R.A.) no vídeo – como o famoso dog filter – o Facebook Messenger passa também a incorporar R.A. sensível ao movimento. São máscaras que se alteram conforme a pessoa mexe os lábios ou pisca os olhos, muito à semelhança do que já tínhamos visto na aplicação da Snap Inc.

Atalho para screenshot

A última ferramenta é a introdução de um atalho para o tão útil screenshot. Nas videochamadas do Facebook, passa a ser possível utilizar o símbolo da câmara (na parte de baixo da tela, ao centro), para fotografar o ecrã. É logo de seguida dada a hipótese de partilhar a imagem numa rede social ou apenas de a guardar no rolo da câmara.

Com a corrida de mercado entre as várias redes sociais, o Facebook continua a reinventar-se, lutando diariamente por não se deixar ultrapassar.