Laetitia Ky cria verdadeiras obras de arte apenas com a manipulação do seu cabelo. A escova é o seu pincel, a própria cabeça a sua tela e o Instagram é como se fosse o seu museu, onde publica fotografias dos seus penteados criativos e onde conta já com quase 20 mil seguidores.

Natural da Costa do Marfim, Laetitia Ky nunca imaginou que o seu trabalho fosse cruzar fronteiras e ser visto por pessoas de todo o mundo. A jovem é capaz de criar verdadeiras obras de arte usando apenas os seus cabelos.

Em entrevista ao site The Culture Trip, a fashion designer conta que desde os cinco anos que gosta de criar penteados com a mãe. Apaixonada por tranças e para evitar sair de casa sempre com o mesmo penteado, procurou criar novos estilos e penteados, até que um dia essas criações se tornaram verdadeiras esculturas.

Em todas as suas criações tenta opor-se aos padrões convencionais de beleza, servindo-se do seu próprio cabelo como umas das suas formas de expressão. “O meu cabelo é apenas um elemento de expressão da minha personalidade, que é excêntrica e amante de arte”, afirma Laetitia. “Em tudo o que faço, particularmente no meu trabalho, a minha inspiração é África.”

Depois de partilhar fotografias de algumas das suas criações no Instagram, conseguiu em poucos dias milhares de seguidores. Uma defensora do poder dos media, e em particular das redes sociais, a jovem acredita que é a maneira ideal para chegar a pessoas de todo o lado, inclusive da Costa do Marfim, o seu país.

“As redes sociais são para mim o melhor meio de comunicação e expressão quando queremos que o nosso trabalho seja conhecido e divulgado pelo maior número de pessoas possível, especialmente quando não temos o investimento necessário para pagar uma campanha de publicidade, por exemplo”, explica.

Desde mãos, orelhas de coelho e até um globo terrestre, as criações demoram entre 20 minutos e duas horas para ficar prontas e tudo é feito pela própria.