A União Europeia de Radiodifusão (EBU) confirmou que Portugal estará presente na 15.ª edição do Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos, que se realiza a 16 de dezembro em Praga, na República Checa.

Está confirmada até ao momento a participação de oito países, sendo Portugal a única novidade em relação à anterior edição do concurso, em 2015.

O Eurovision Young Dancers é um evento bienal organizado pela EBU desde 1985, alternando com o Eurovision Young Musicians. As edições de 2007 e 2009 acabaram por ser canceladas, voltando o Festival a realizar-se em 2011, após um interregno de seis anos. No formato, jovens dançarinos entre os 16 e os 21 anos são avaliados por um júri profissional, e os dois países com maior pontuação são apurados para um duelo final.

O nosso país estreou-se na competição em 1989, com a bailarina Ana Lacerda. Em 1991 foi Sónia Lima que representou as cores nacionais. Depois de uma prolongada ausência, em 2011 Ricardo Macedo foi o escolhido para representar a RTP no Festival. Portugal nunca conseguiu ser apurado para o duelo entre os dois concorrentes mais votados.

Para além de Portugal, também Alemanha, Eslovénia, Malta, Noruega, Polónia, República Checa e Suécia já confirmaram que vão estar presentes em Praga. Outras estações públicas europeias podem anunciar a sua participação até 15 de julho.