Debian 9 - Gnome Shell

A nova versão de Debian já está disponível

No passado dia 17 de junho, a equipa do Debian lançou a nova versão estável do sistema operativo. O Stretch, nome de código para a versão 9 desta distribuição de Linux, surge 26 meses após a anterior e terá suporte nos próximos cinco anos.

Uma das grandes novidades da nova versão é a implementação das Reproducible Builds. Os utilizadores que não quiserem instalar os pacotes binários podem utilizar o código-fonte disponível e compilá-lo – isto é, transformar o código em 0s e 1s -, tendo como resultado pacotes exatamente iguais aos disponibilizados pelo projeto. Esta alteração, que já contempla mais de 90% do software disponibilizado, é importante para minimizar potenciais manipulações maliciosas e garantir mais segurança.

Também, o servidor gráfico deixa de necessitar de privilégios root (idêntico à conta Administrador em ambientes Windows, mas com a possibilidade de apagar literalmente tudo) para correr. Esta alteração é de particular importância para ambientes mais sensíveis a nível de segurança, pois vem ajudar a mitigar alguns potenciais riscos.

Estas são apenas duas das muitas novidades que podes encontrar no Debian 9.0, que incluem também a atualização de vários milhares de aplicações. Podes consultar as restantes no anúncio oficial do projeto.

O que é o Debian?

Debian é uma distribuição de Linux que se apelida de sistema operativo universal. Isto prende-se com o facto do projeto estar disponível para dez arquiteturas diferentes, e para diferentes tipos de utilização – desde desktop a servidor (base de dados, web, ficheiros, clusters, etc.).

Esta é uma das distribuições mais antigas de Linux, criada em 1993 por Ian Murdock, que faleceu a 28 de Dezembro de 2015 e a quem é dedicada a nova versão. É também a base para muitas outras distribuições, como os populares Ubuntu e Linux Mint.

Download
Mais Artigos
Listen
Cinemas perdem 28 mil espectadores. ‘Listen’ é o mais visto da semana