O IKEA e a Apple desenvolveram uma parceria para que o novo sistema operativo para iPhone e iPad, o iOS 11, contemple uma funcionalidade de realidade aumentada que irá ajudar os seus utilizadores a decorar ou redecorar a sua casa.

A notícia foi avançada pelo site 9to5Mac, que cita o que Tim Cook, CEO da Apple, informou acerca do assunto: “Falámos com o IKEA, e eles têm imagens 3D do seu catálogo. Estamos a falar de mudar toda a experiência de como se compra, neste caso, mobília e outros objetos lá para casa”.

O mesmo site reproduz as declarações de Michael Valdsgaard, Gestor de Transformação Digital do IKEA, sobre a aposta neste tipo de tecnologia: “Esta vai ser a primeira aplicação de realidade aumentada que vai permitir tomar uma decisão consciente acerca do que comprar. Quando lançarmos novos produtos, eles virão em primeiro lugar na aplicação de realidade aumentada”.

A ideia, diz o 9to5Mac, é que os clientes tirem fotos da sua casa e usem a aplicação de realidade aumentada para nela colocarem artigos do IKEA que gostariam de ver como ficam na sua casa. Basta escolher o produto e colocar na área do respetivo lar onde gostariam de ver como ficaria.