Numa polémica alteração de programação, a SIC retirou a novela Novo Mundo do horário das 19h00, substituindo-a pela repetição do programa Gosto Disto!, apresentado por Andreia Rodrigues e César Mourão. O formato piorou os resultados do horário.

Após, na estreia, a 5 de junho, ter registado 3,4% de audiência média e 10,1% de share, tem vindo em curva descendente no número de espectadores. Esta sexta-feira ficou-se pelos 2,1% de audiência média e 7,4% de share.

Os piores resultados de Gosto Disto! registaram-se em Lisboa (4,9% de share) e Algarve (4,2%). Os espectadores com 4 a 14 anos (4% de share) e com mais de 75 anos (4,2% de share) são também dos que menos aderem ao formato da estação de Carnaxide.

Cabo cresce às custas da SIC

A ganhar com a mudança de programação no terceiro canal têm estado não só a RTP1 e a TVI, mas também os adversários da televisão paga. São vários os operadores que têm estado a escassos pontos de distância da SIC. A CMTV e a Globo são duas das grandes beneficiadas, embora não sejam emitidas em sinal aberto ou, até, em todos os operadores de televisão paga.

O canal do Correio da Manhã registou ontem, à hora do Gosto Disto!, uma média de 1,1% de audiência média e 3,8% de share. Emitiu a essa hora as novelas Essas Mulheres e A Escrava Isaura, mas também o CM Jornal das 20h00. Já a Globo registou 1% de audiência média e 3,6% com as tramas Malhação (New Wave) e O Profeta, ambas já transmitidas pela SIC.

Também o Disney Junior esteve no encalço do canal de Carnaxide, com 1,1% de audiência média e 4% de share.

Novo Mundo estabiliza na madrugada

A mudança da novela brasileira para as madrugadas tem decorrido com melhores resultados do que a alteração às 19h00. Emitida já perto da uma da manhã, a trama da autoria de Thereza Falcão e Alessandro Marson tem obtido shares em torno dos 15%, semelhantes ao da série The Blacklist, antecessora no horário.