O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
música e cérebro

Três efeitos positivos da música para a produtividade no trabalho

A música é um dos maiores triunfos da humanidade em termos criativos, e é, certamente, uma fonte de inspiração para a criatividade dos outros.

A música é utilizada em diferentes contextos, desde ajudar a passar o tempo enquanto andamos de transportes públicos ou quando vamos ao ginásio, ou mesmo para melhorar a nossa disposição em espaços de entretenimento. Tem ainda um papel crucial em rituais, seja na preparação para um competição ou para uma apresentação importante no trabalho ou na faculdade, pois pode ajudar a pessoa a relaxar e a sentir-se mais confiante para o desafio que se apresenta.

Aqui ficam alguns exemplos em que a música pode aumentar a produtividade de uma equipa no local de trabalho:

Tarefas repetitivas

Dependendo do emprego, algumas tarefas podem-se tornar repetitivas, o que resulta no aborrecimento do funcionário e, consequentemente, numa redução na produtividade da empresa.

Estudos comprovaram que colocar música a tocar de fundo enquanto os trabalhadores cumprem as suas responsabilidades aumenta efetivamente a sua eficiência para completar a obrigação. Um exemplo deste estudo inclui os efeitos da música em funcionários de indústria que trabalham em linhas de montagem, onde a melhor disposição dos empregados foi óbvia.

Locais de trabalho barulhentos

Ao contrário do que muitos poderão pensar, por vezes, um par de headphones para ouvir música pode ser a solução para um local de trabalho barulhento, seja em situações de fábricas ou de escritórios muito movimentados.

Nem todas as empresas acreditam nesta opção, pois leva a crer que tal pode levar à distração dos funcionários, no entanto, irá permitir a redução de ruído para a pessoa e opcionalmente irá ter música da sua preferência a tocar de fundo, que mais uma vez, pode aumentar a eficiência e produtividade do pessoal da empresa.

Fator de criatividade

Por vezes, para ajudar a chuva de ideias, é ideal criar uma atmosfera estimulante, o que conta certamente com a presença de música. Nem sempre o ambiente mais silencioso é o melhor para um bom raciocínio, por isso é indicado haver algum tipo de barulho. É recomendado ter música a tocar mediante a preferência, mas dentro dos limites, pois excesso de barulho facilmente desconcentra uma pessoa e pode levar a perder o ritmo de trabalho.

Música pode certamente ser um factor que ajuda a acordar os empregados na empresa, dando um estímulo para a boa disposição, consequentemente, a produtividade e eficiência na empresa aumentam.

Pode variar entre a diversidade musical, introduzindo umas músicas mais calmas para manter um ambiente relaxante e misturando com umas mais mexidas para manter o pessoal mais entusiasmado. No entanto, leve o seu tempo a informar-se qual a música ideal para tocar num local de trabalho com o objetivo de manter os funcionários num ambiente de concentração.

 

Artigo do leitor.

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.