O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

Na Festa da Transumância podes ser pastor por um dia

No dia 1 de julho, em Seia, quem quiser pode acompanhar os pastores do concelho e conhecer os caminhos da transumância. Na 5.ª edição da Festa da Transumância os vários rebanhos irão atravessar a cidade e subir à Serra da Estrela em busca de melhores pastos.

A transumância trata-se do deslocamento sazonal de rebanhos para zonas com melhores condições e, apesar de já não ser uma prática muito comum, continua profundamente enraizada na Serra da Estrela. Neste caso o objetivo é deslocar os rebanhos para a montanha durante o período de seca. Os pastores e os animais fazem o caminho inverso entre o final do mês de agosto e o início do mês de setembro.

O ponto de encontro será no largo da Câmara Municipal pelas 7h30. Depois da saída da zona urbana, a viagem segue pelos caminhos seculares em direção ao Sabugueiro, conhecida como a aldeia dos pastores. O percurso será animado com canções populares e pelo caminho haverá degustações gastronómicas, como a típica “merenda do alforge”, envolvendo os participantes no ritual.

As inscrições para a atividade, organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), devem ser feitas online. Para adultos o custo é de 15€, para crianças entre os 6 e os 12 anos é de 7,5€ e a atividade é gratuita para crianças com idade inferior a 6 anos. A inscrição inclui almoço, merenda da manhã, transporte de regresso e seguro.

Grande Rota da Transumância

Esta iniciativa está integrada na Grande Rota da Transumância, uma rede de percursos que recria as viagens de pastores e rebanhos em passeios pedestres, eventos e outras experiências. As rotas eram marcadas pela cultura de cada povo, pelas suas tradições e costumes como danças, canções e formas de falar.

Estas manifestações passavam de região em região e contribuíam para uniformizar características entre povos afastados.

A anteceder a subida à Serra…

No dia 25 de junho celebra-se a Festa dos Pastores, na aldeia da Folgosa da Madalena, com a romaria das ovelhas à Festa de São João.

Ao final da tarde os pastores e os rebanhos irão desfilar em torno da capela de São João Batista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o seu gado. Nesta ocasião as ovelhas são enfeitadas e ostentam os maiores e melhores chocalhos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.