Planet of the Apps, uma espécie de Shark Tank para criadores de aplicações móveis, é o nome do novo reality show da Apple e o primeiro episódio já se encontra disponível.

Foi no decorrer do segundo dia da Worldwide Developers Conference, uma conferência dedicada aos criadores de aplicações para os sistemas operativos de produtos Apple – como Apple TV, Apple Watch, Mac, iPhone e iPad – que a empresa de Cupertino anunciou o seu novo reality show chamado Planet of the Apps.

O novo programa seguirá a mesma linha de outros semelhantes, como Dragon’s Den ou Shark Tank, só que neste caso os participantes do concurso serão criadores que procurarão aliciar o júri a investir na sua ideia ou na sua aplicação ainda em fase embrionária.

O pitch dos candidatos ao júri terá a duração de apenas 60 segundos e que, após terminado, permitirá que o júri vote para que a ideia possa vir ou não a ser explorada com maior detalhe. Cada membro do júri poderá aceitar tornar-se mentor de cada projeto, deixando em aberto um potencial investimento a acontecer no final da primeira temporada do programa.

A estreia deste novo programa surge após o primeiro dia de conferência onde, entre outras novidades, foi anunciado um redesign total à App Storede maneira a tornar as aplicações mais proeminentes e, com isso, fornecer uma maior visibilidade aos criadores que diariamente desenvolvem aplicações de enorme qualidade dentro do ecossistema da marca da maçã.

O painel que tratará de avaliar as aplicações ou as ideias dos concorrentes é composto por Jessica Alba, Gwyneth Paltrow, will.i.am e Gary Vaynerchuck. A estes nomes junta-se também Zane Lowe, produtor e DJ com um programa de rádio na Beats 1, que será o apresentador do programa.

Embora o primeiro episódio de Planet of the Apps já se encontre disponível à escala global através do iTunes e da Apple Music, os restantes nove episódios estarão apenas disponíveis para utilizadores pagantes da Apple Music e serão lançados semanalmente à terça-feira.

«Let’s look at the trailer» – Dérmio, Lauro