Kenneth Branagh é realizador e protagonista da mais recente adaptação da obra de Agatha ChristieUm Crime no Expresso Oriente apresenta um elenco avassalador que inclui Johnny Depp, Judi Dench, Penélope Cruz e Branagh como o inevitável Hercule Poirot.

Adaptações da obra de Agatha Christie, autora responsável pela criação do segundo detective mais famoso da ficção, não são novidade. Um Crime no Expresso Oriente é uma das obras mais famosas da escritora, e já teve diferentes adaptações em diferentes meios.

Sidney Lumet foi o primeiro a fazê-lo em 1974, munindo-se igualmente de um elenco extraordinário. No entanto, o tempo parece eleger David Suchet, na série da PBS, como o melhor Poirot. É por isso tarefa hercúlea (passe o trocadilho) a de Kenneth Branagh. Ao inglês cabe não só a realização, mas a interpretação do detective belga.

Entrevistado pela Entertainment Weekly, Branagh promete um ambiente intimista e histórico: “Quis transportar as pessoas para o século XIX, trazê-las para o comboio. Quis celebrar uma certa perícia e artesanato típico, seja nos painéis de madeira ou na forma como as refeições são servidas.”

Branagh (e o argumentista Michael Green) prometem uma experiência diferente: “Acho que estamos a fazer um filme mais assustador do que as pessoas julgam. Não o queremos tornar no que não é, mas estamos a afastar-nos do clássico mistério resolvido numa sala.”

– Who are you?
– I am probably the greatest detective in the world.

O primeiro trailer estreou ontem e o filme perfila-se como intenso e enigmático. A destacar a interessante sequência em point-of-view de Poirot. As primeiras reacções parecem aplaudir as escassas revelações sobre a história. No entanto, é criticada a inclusão da música Believer, dos Imagine Dragons. Existem, por isso, já disponíveis spoofs do trailer com outras músicas da actualidade e menos adequadas à época retratada.

O trailer apresenta-nos ainda o portentoso elenco, que para além dos membros já referidos, inclui Michelle Pfeiffer, Daisy Ridley e Willem Dafoe.

Um Crime no Expresso Oriente tem estreia marcada para 10 de novembro.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Mq4m3yAoW8E]