O Conselho de Ministros da União Europeia (UE) chegou a acordo com o Parlamento Europeu para investir 120 milhões de euros na instalação de internet em lugares públicos entre 2017-2019.

Este acordo político define os moldes em que será desenvolvida a instalação destes pontos de acesso à Internet em câmaras, hospitais ou praças, por exemplo. O objetivo é que este projeto esteja operacional já no fim deste ano. A iniciativa pretende chegar a pelo menos entre 6000 e 8000 comunidades locais e atingir até 40-50 milhões de conexões por dia.

A iniciativa chama-se WiFi4EU e incluirá um portal em diferentes línguas que vai permitir estabelecer a ligação dos dispositivos dos cidadãos à rede.

Os locais ou instituições públicas que queiram instalar o sistema poderão solicitar financiamento para o efeito. Serão responsáveis por manter a ligação durante três anos com custos 100% suportados pela UE.

Os projetos serão selecionados de acordo com um critério cronológico (o habitual “first-come, first-served”) e deverão propôr a instalação dos equipamentos em áreas onde ainda não existe uma oferta pública ou privada de WiFi.