És apaixonado por fotografia e história? Agora vais poder revisitar os prmeiros 100 anos da história da fotografia, e não precisas de uma máquina do tempo. A Fundação Europeana, co-financiada pela União Europeia, e o Photoconsortium (consórcio internacional para herança fotográfica), uma associação sem fins lucrativos que promove a cultura fotográfica, criaram uma coleção online que reúne um vasto arquivo de imagens históricas.

São mais de 2 milhões de fotografias de cerca de 50 instituições de 34 países que estão nesta base de dados, que é a última coleção temática publicada na Europeana Collections, juntando-se aos temas anteriores, arte, música e moda. A Europeana Photography apresenta imagens de finais do século XIX e início do século XX que estavam guardadas em arquivos fotográficos, agências e museus europeus.

Podes ver como era o quotidiano dos habitantes na altura, os horrores da guerra, paisagens bucólicas, retratos em estúdio ou o casamento real na Bulgária. Existem também imagens de pioneiros na fotografia como Julia Margaret Cameron, Eadweard Muybridge e Louis Daguerre.

A coleção permite “explorar áreas e locais remotos, e apreciar melhor o valor da herança continental, nacional e local dos cidadãos”, pode ler-se no site que compila todas estas imagens. O jornal Daily Mail adianta que nos próximos meses serão adicionados mais temas para novas coleções.

A Europeana Photography vai ser apoiada por posts no blog da própria Europeana, em galerias temáticas e exibições online. A primeira exibição, chamada Industrial Photography in the Machine Age, mostra imagens do início do século XX. Esta faz parte de uma série, The Pleasure of Plenty, que “celebra a opulência e a riqueza visual da fotografia vintage”.

Apesar da maioria das imagens terem direitos de autores, cerca de um quinto delas são livres. Assim, podes utiliza-las para trabalhos ou qualquer projeto que tenhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.