A empresa IBM está a desenvolver uma nova aplicação que procura revolucionar a forma como as coreografias com os adeptos são feitas nos estádios de futebol. A notícia é avançada pelo site New Scientist.

Até hoje sempre foi preciso um enorme planeamento logístico por parte dos clubes desportivos para, em conjunto com os adeptos, criar mensagens nas bancadas em jeito de coreografia, mas isso pode estar prestes a mudar. Em vez de colocar estrategicamente pedaços de cartão coloridos nas bancadas para desenhar uma determinada mensagem, a IBM traz uma app capaz de fazer tudo isso através de um clique.

Ao contrário do que seria de esperar, este sistema não funciona por GPS ou sinal de WiFi, uma vez que não possuem a precisão necessária para este efeito. Em vez disso, a aplicação desenvolvida pela IBM usa a câmara dos telemóveis para apurar a localização exata.

Deste modo, os participantes só precisam do seu telemóvel para fazer parte da coreografia. Para participar basta indicar na aplicação o evento ao qual o utilizador se quer juntar. Assim que houver um número suficiente de pessoas, a aplicação notifica-as para começarem a levantar o telemóvel e construírem juntas a mensagem.

Para todo o tipo de multidões

Até agora, a equipa testou o sistema com 49 participantes e realizou uma simulação com 40 mil pessoas em simultâneo. O criador desta tecnologia, Chungkuk Yoo, diz que “não há, teoricamente, um limite para o número de dispositivos que podem participar, visto que cada aparelho funciona consoante a sua localização em vez de a partir de um sistema central”.

Inseok Hwang, investigador da IBM, reafirmou também a utilidade da aplicação: “Esta aplicação pode servir os fãs que acompanham as suas equipas ou um grupo de protesto junto a um edifício governamental”.