João Marcelino

9.ª Quinzena Gastronómica do Polvo: nem só de dinossauros se faz a Lourinhã

De 25 de maio a 4 de junho, o concelho da Lourinhã recebe mais uma edição da Quinzena Gastronómica do Polvo.  O evento, que já vai na sua 9.ª edição, convida-nos a saborear toda a sutileza e diversidade deste molusco, num conjunto de pratos que aliam a tradição à inovação. São 59 receitas onde o polvo é rei – ou como quem diz, é o ingrediente primordial – espalhadas por 18 restaurantes da região.

Ao longo dos 11 dias, será possível provar diversas combinações: desde empadas e pataniscas de polvo a polvo suado com tomate e ovo escalfado, ou até mesmo migas de polvo na batatinha com molho balsâmico. Os vários estabelecimentos inseridos na Quinzena cozinham os pratos mais tradicionais – como o famoso polvo à lagareiro ou a tradicional salada de polvo–, ao mesmo tempo que se aventuram por campos mais inovadores como o polvo crocante com sementes de sésamo e a bruschetta de polvo. Para completar e atribuir um sabor mais doce à experiência, apresentam ainda um carppacio de polvo com crocante de frutos vermelhos.

O Espalha-Factos juntou-se à degustação no Foz Restaurante, na Praia da Areia Branca, e experimentou três dos pratos de toda a oferta: mariscada de polvo, polvo panado com arroz de feijão e polvo à Bulhão Pato. À volta da mesa a opinião é unânime: o sabor único do polvo e da sua versatilidade gastronómica, tanta quanto os tentáculos que tem.

“A Quinzena Gastronómica do Polvo, que já vai na 9ª edição, tem-se tornado, a cada ano, um evento de referência, onde a tradição da cozinha portuguesa se alia à inovação gastronómica para oferecer o melhor do polvo. O sucesso da iniciativa tem sido sublinhado pelos restaurantes aderentes, que reiteram a receptividade e adesão por parte, quer da população, quer de turistas”, afirma em comunicado Fernando Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e vereador com o pelouro do Turismo e Competitividade.

As atividades associadas ao mar que se desenvolvem na Lourinhã expressam uma das componentes mais características da região, e a apanha artesanal é exemplo disso. Com este projeto, a autarquia pretende dinamizar e promover o concelho a nível turístico, assim como a gastronomia local.

Na Lourinhã: agora onde vou comer polvo?

Entre os restaurantes que este ano responderam ao desafio encontram-se: Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Restaurante Chico Neto, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Pizza & Companhia, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Carlos dos Leitões, Restaurante Castelo, Restaurante Dom Lourenço, Restaurante Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, Restaurante O Moleiro, Restaurante O Pão Saloio, Restaurante Residencial Braga, Vista Mar by Noiva do Mar, Restaurante Viveiro e Sports Bar – Restaurante e Hamburgueria.

Fotografias: João Marcelino

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
'RuPaul’s Drag Race All Stars'
‘RuPaul’s Drag Race All Stars’ regressa para quinta temporada