De 25 de maio a 4 de junho, o concelho da Lourinhã recebe mais uma edição da Quinzena Gastronómica do Polvo.  O evento, que já vai na sua 9.ª edição, convida-nos a saborear toda a sutileza e diversidade deste molusco, num conjunto de pratos que aliam a tradição à inovação. São 59 receitas onde o polvo é rei – ou como quem diz, é o ingrediente primordial – espalhadas por 18 restaurantes da região.

Ao longo dos 11 dias, será possível provar diversas combinações: desde empadas e pataniscas de polvo a polvo suado com tomate e ovo escalfado, ou até mesmo migas de polvo na batatinha com molho balsâmico. Os vários estabelecimentos inseridos na Quinzena cozinham os pratos mais tradicionais – como o famoso polvo à lagareiro ou a tradicional salada de polvo–, ao mesmo tempo que se aventuram por campos mais inovadores como o polvo crocante com sementes de sésamo e a bruschetta de polvo. Para completar e atribuir um sabor mais doce à experiência, apresentam ainda um carppacio de polvo com crocante de frutos vermelhos.

O Espalha-Factos juntou-se à degustação no Foz Restaurante, na Praia da Areia Branca, e experimentou três dos pratos de toda a oferta: mariscada de polvo, polvo panado com arroz de feijão e polvo à Bulhão Pato. À volta da mesa a opinião é unânime: o sabor único do polvo e da sua versatilidade gastronómica, tanta quanto os tentáculos que tem.

“A Quinzena Gastronómica do Polvo, que já vai na 9ª edição, tem-se tornado, a cada ano, um evento de referência, onde a tradição da cozinha portuguesa se alia à inovação gastronómica para oferecer o melhor do polvo. O sucesso da iniciativa tem sido sublinhado pelos restaurantes aderentes, que reiteram a receptividade e adesão por parte, quer da população, quer de turistas”, afirma em comunicado Fernando Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e vereador com o pelouro do Turismo e Competitividade.

As atividades associadas ao mar que se desenvolvem na Lourinhã expressam uma das componentes mais características da região, e a apanha artesanal é exemplo disso. Com este projeto, a autarquia pretende dinamizar e promover o concelho a nível turístico, assim como a gastronomia local.

Na Lourinhã: agora onde vou comer polvo?

Entre os restaurantes que este ano responderam ao desafio encontram-se: Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Restaurante Chico Neto, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Pizza & Companhia, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Carlos dos Leitões, Restaurante Castelo, Restaurante Dom Lourenço, Restaurante Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, Restaurante O Moleiro, Restaurante O Pão Saloio, Restaurante Residencial Braga, Vista Mar by Noiva do Mar, Restaurante Viveiro e Sports Bar – Restaurante e Hamburgueria.

Fotografias: João Marcelino