Em tempo de Spotify, é uma lufada de ar fresco encontrar um leitor de música com uma componente social e um toque humano. É isso que o Headset oferece: junta o Youtube e a sua gigantesca coleção músical aos canais musicais no Reddit e ao toque humano que esta rede social apresenta.

Pensa nesta aplicação como o Spotify sem anúncios e com uma coleção musical maior, ou como uma forma de ouvir música no Youtube sem os irritantes tempo de espera até ao próximo vídeo e as sugestões.

Lembra: Youtube: visualizações atingidas equivalem temporalmente a 100 mil anos

O Headset é simples de utilizar. No ecrã inicial vais encontrar uma listagem de playlists temáticas, que podes seleccionar para começares a ouvir música de imediato. Se as listas não forem do teu agrado, podes usar o campo de pesquisa logo acima da listagem para pesquisares as tuas músicas preferidas.

As restantes funcionalidades só ficam disponível quando criares uma conta gratuita, opção que está disponível através de um click no ícone que é apresentado no canto superior direito. Assim que realizares esse passo, passas a poder aceder à opção Rádio – que utiliza os canais do Reddit – e criar coleções. Também, passas a poder criar Estações a partir de uma música. Esta última funcionalidade é idêntica à do Spotify que te permite gerar uma estação a partir de uma música.

Lembra: Spotify: novo leitor web gera protestos dos utilizadores

Apesar dos pontos positivos, a aplicação tem um ponto negativo: abre duas janelas. A culpa não é da aplicação em si, mas das regras do Youtube. É algo menor, mas chato. De qualquer das formas, a segunda janela é minimizada automaticamente – e caso não seja, podes ser tu a fazê-lo.

O Headset está disponível para Linux, macOS e Windows. Visita o site oficial para fazeres o download. Os mais intrépidos podem clonar o repositório no Github e compilar a aplicação.