Nesta quinta-feira chegam dez novos filmes às salas de cinema portuguesas. De entre filmes de guerra, comédia, drama e ação, o Espalha-Factos destaca a aguardada obra de ficção científica, Alien: Covenant.

Alien: Covenant


O realizador Ridley Scott traz ao grande ecrã a sequela de Prometeus (2012), mais um filme da série Alien. Nesta sexta produção, temos uma equipa de exploração que chega a um mundo habitável com muitas semelhanças à terra, que tem apenas um único residente: o sintético David (Michael Fassbender), sobrevivente da expedição que deu nome ao filme anterior.

O que a tripulação da nave-colónia Covenant não poderia prever é que o novo ambiente, semelhante a um paraíso, estivesse a esconder uma misteriosa doença contagiosa e a presença de várias criaturas assustadoras.

Conforme já contamos aqui no Espalha-Factos, Alien: Covenant é o mais recente filme da saga que se estreou em 1979, e que obteve aclamação universal aquando do seu lançamento, com aplauso unânime por parte da crítica e uma receção calorosa do público.

A produção da 20th Century Fox conta com as atuações de Noomi Rapace, Katherine Waterston, James Franco, Danny McBride, Demián Bichir, Jussie Smollett e Billy Crudup, além do protagonista Michael Fassbender.

Esta obra cinematográfica promete grandes emoções aos adoradores dos géneros de terror, ficção científica e thriller. Se quiseres podes espreitar a nossa crítica, mas para que possas tirar as tuas próprias conclusões.

Consulta aqui os horários de exibição nos cinemas.

Outras Estreias

Planetário

Em Planetário, Natalie Portman e Lily-Rose Depp são duas irmãs, Laura e Kate Barlow, que, nos anos 30, têm a capacidade de entrar em contacto com espíritos. Durante uma apresentação dos seus poderes em Paris as duas irmãs conhecem um visionário produtor francês, André Korben (Emmanuel Salinger), que decide contratá-las para um ambicioso filme.

Este enredo, além de acompanhar a vida das irmãs, retrata também aspetos políticos relacionados com a crise económica e a ascensão do extremismo na Europa.

Com a realização de Rebecca Zlotowski, a obra ainda conta com Amira Casar, Pierre Salvadori, David Bennent, Louis Garrel e Damien Chapelle no elenco. Consulta aqui as sessões para ver este drama.

Conspiração Terrorista

Nesta longa-metragem de ação, a carreira de Alice Racine (Noomi Rapace), uma das principais interrogadoras da CIA, sofre um revés quando ela falha ao tentar salvar dezenas de pessoas de um ataque terrorista em Paris. Porém, quando a personagem está a levar uma vida normal em Londres como investigadora, é inesperadamente surpreendida pela CIA que a chama de volta para um novo trabalho.

Dos produtores de Red-Perigosos e Salt, Conspiração Terrorista tem nomes como Orlando Bloom, Noomi Rapace, Michael Douglas, Toni Collette e John Malkovich no elenco. Para descobrires qual o ataque que Alice precisará travar, consulta aqui as salas de exibição do filme nos cinemas.

Colossal

Em Colossal, a atriz Anne Hathaway mete-se na pele de Gloria, uma mulher comum que é forçada a deixar Nova Iorque e a voltar para a sua cidade natal, após perder o emprego e ser expulsa do apartamento pelo namorado. Ao ver relatos sobre uma criatura gigante que está a destruir Seul, na Coreia do Sul, a protagonista gradualmente percebe que pode estar ligada, de alguma forma, com o fenómeno.

À medida que os acontecimentos ficam fora de controlo, a personagem vivida por Hathaway é obrigada a perceber de que maneira a sua existência, aparentemente insignificante, se torna um efeito colossal em relação ao destino do mundo. Consulta aqui as sessões para ver esta comédia, que ainda mistura ação e ficção científica.

Perdidos

O cinema nacional traz a nova produção de Leonel Vieira, o filme Perdidos, ao grande ecrã. A história passa-se num cruzeiro de fim-de-semana, que se torna tumultuado quando um grupo de amigos decide nadar em alto mar sem baixar as escadas. O barco revela-se impossível de escalar, deixando estas persongens à deriva e a quilómetros da costa.

Enquanto se apercebem lentamente da dimensão da sua trágica situação, a exaustão de se manterem à superfície e a luta para voltar a subir a bordo do barco começam a tomar proporções insuportáveis. O que começou por ser uma alegre reunião, torna-se uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Queres saber se estes amigos se irão salvar desta tragédia? Então consulta aqui a sala de exibição mais próxima de ti.

A Louca História de Max e Léon

Este filme ultrapassou um filme da Marvel na sua semana de estreia em França. A longa metragem conta as aventuras de Max e Leo, dois amigos de infância, briguentos, desajeitados e preguiçosos, que tentam de todas as formas escapar à recruta para a segunda guerra mundial.

A primeira comédia da Palmashow tem origem francesa, e conta com Grégoire Ludig e David Marsais como protagonistas. Estes dois atores também são responsáveis pelo argumento. Já a realização é de Jonathan Barré.

Consulta aqui as sessões para ver esta obra de comédia e de guerra.

Norman

Norman Oppenheimer (Richard Gere) vive uma vida solitária nas margens do poder e do dinheiro na cidade de Nova Iorque, imaginando esquemas financeiros que nunca chegam a concretizar-se. Entretanto, o protagonista consegue se aproximar de Micha Eshel (Lior Ashkenazi), um carismático político israelita.

Três anos mais tarde, Micha Eshel torna-se Primeiro Ministro de Israel, e é quando a vida de Oppenheimer se transforma em tudo o que ele tinha sonhado…mas por quanto tempo? Para saberes a resposta, consulta aqui os melhores horários de exibição.

Heróis da Nação

Baseado no livro de Lissa Evans, Heróis da Nação é um inteligente, divertido e romântico retrato de uma mulher a encontrar a sua própria voz num mundo assolado pela guerra.

Catrin Cole (Gemma Aterton) é uma argumentista contratada pelo Ministério Britânico de Informação para trazer uma perspetiva feminina aos filmes de guerra produzidos por este organismo. Quando o Blitz de 1940 se está a abater, a protagonista encontra apoio no guionista do projeto em que trabalha, Tom Buckley (Sam Claffin). Consulta aqui as sessões para ver esta comédia.

Eu Não Sou o Teu Negro

Para aqueles que gostam de documentários, o indicado ao Oscar de Melhor Documentário Eu Não Sou o Teu Negro dá voz às palavras de um falecido escritor e volta a trazer para a ribalta as questões raciais na América. Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos.

James Baldwin, em 1979, escreveu ao seu editor dizendo que o seu próximo projecto, “Remember This House”, seria um livro revolucionário sobre as vidas e os assassinatos de três dos seus amigos mais próximos: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr. Porém, quando veio a falecer em 1987, deixou apenas 30 páginas do manuscrito. Estas páginas com as memórias do autor norteiam o enredo deste filme. Podes ver as suas sessões aqui.

Amarelinho

Para os mais pequenos, a estreia da semana é a animação francesa Amarelinho, que conta a história de um jovem pássaro orfão que, embora nunca se tenha afastado do seu ninho, passa a liderar um bando de animais na migração anual para África. Vê aqui as sessões.