Se o último ano foi difícil para o Snapchat, avisamos: irá ficar pior. O Instagram anunciou, esta terça feira, novas funcionalidades, entre elas os filtros de realidade aumentada, removendo assim o fator de diferenciação entre as duas aplicações.

Desde o lançamento das Stories, no Instagram, que a rede social se tem tornado cada vez mais parecida com o seu rival Snapchat. Hoje, com o lançamento das novas funcionalidades, a diferença diluiu-se.

Realidade aumentada

O Instagram começa com oito filtros de realidade aumentada: coroas, máscaras de coelho, coala e uns óculos de massa com equações matemáticas flutuantes que Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, exibiu orgulhosamente no seu perfil.

Para testares a funcionalidade, seja com a câmara frontal ou traseira, deves pressionar o novo ícone que vai surgir no canto inferior direito (assumindo que a atualização está instalada). Depois, resta-te escolher o melhor ângulo e cheese.Filtros Instagram

Lê também: Instagram stories provoca queda de 40% a Snapchat

Novos pincéis no Instagram

Para além dos filtros faciais, junta-se outra nova funcionalidade: a possibilidade de inverter um vídeo, isto é, andar de trás para a frente. Isto, como já deves calcular, já existia no Snapchat. Uma tendência…

Os pincéis também não escaparam, pelo que foram atualizados com uma ferramenta que…apaga. Ela permite cobrir uma imagem na sua totalidade e desenhar, isto é, apagar onde o utilizador quiser para criar novas imagens.

Instagram eraser

A pressão de Zuckerberg sobre o Snapchat continua a aumentar mas o que é certo é que, apesar dos utilizadores saberem que muitas das funcionalidades das stories serem cópias da pioneira aplicação de partilha de imagens temporárias, estes continuam a preferir o Instagram.