Não quatro, mas cinco. Quando A Guerra dos Tronos terminar em 2018, os fãs já sabem que podem esperar mais histórias de Westeros. George R.R. Martin revelou no domingo que a HBO tem planos para cinco spin-offs da série. O autor da saga Crónicas do Gelo e do Fogo não revelou o nome do quinto argumentista, que se juntou aos outros com quem Martin está a trabalhar.

“Nós tínhamos quatro guiões em desenvolvimento quando cheguei a Los Angeles na semana passada, mas quando fui embora tínhamos cinco. Adicionámos um quinto argumentista aos quatro originais”, escreveu Martin no seu blog.

A HBO revelou o nome dos primeiros quatro argumentistas. R.R. Martin não quer revelar o quinto, algo que será feito quando o negócio estiver fechado. “Ele é uma adição excelente, um tipo fantástico e um bom escritor”, disse Martin sobre o novo argumentista. “Além de mim e talvez o Elio e a Linda [colaboradores de Martin], não sei de ninguém que conheça e adore Westeros tanto como ele”.

Mas devido à sua experiência no mundo do cinema e da televisão, George R.R. Martin sabe que nada é certo. Existem ideias para várias histórias, mas é só isso: ideias. “Penso que é muito improvável termos quatro ou cinco séries. Pelo menos não imediatamente. O que temos é um pedido para quatro – agora cinco – guiões para pilotos”, disse Martin, que não sabe quantos desses pilotos vão ser filmados.

“Universo secundário”

Para George R.R. Martin, estas histórias não serão spin-offs, pois o autor não gosta do termo. São “histórias novas” no “universo secundário” (termo de Tolkien) de Westeros. “É um mundo, e um muito grande”, afirmou o escritor.

Guerra dos Tronos - mapa

Mapa do mundo de A Guerra dos Tronos, da versão televisiva da HBO

As novas histórias não terão as personagens de A Guerra dos Tronos e nenhuma delas será sobre a “Rebelião de Robert”, que levou Robert Baratheon ao trono de Westeros.

“Sei que milhares de vocês querem isso. Sei que há uma petição… Mas na altura em que acabar de escrever “As Crónicas de Gelo e Fogo”, saberão tudo que aconteceu de importante durante a Rebelião de Robert”, escreveu R.R. Martin.

“Winds of Winter”

Na sua mensagem no blog, também houve espaço para falar sobre o próximo livro de saga de A Guerra dos Tronos, Winds of Winter. O último, A Dance with Dragons, foi lançado em 2011, quando a primeira temporada da série estava a estrear na TV.

“E sim, antes que alguém pergunte, eu ainda estou a trabalhar no Winds of Winter e continuarei a trabalhar até estar acabado”, explicou Martin.

Enquanto se espero pelo lançamento do livro, o autor tem vindo a lançar alguns capítulos da obra. O último é sobre Arianne Martell, princesa de Dorne, e intitula-se Mercy.