Há três anos que o escultor dinamarquês Thomas Dambo constrói e esconde esculturas em lugares recônditos por todo o mundo. Recentemente construiu mais seis e escondeu-as nas redondezas da sua cidade natal em Copenhaga, Dinamarca. São os Forgotten Giants.

Encontrar as esculturas é difícil, já que são colocadas em locais remotos e de difícil acesso, sítios aonde normalmente não se costuma ir. A única forma de nos depararmos com elas será seguir as instruções do mapa do tesouro que o autor disponibiliza ou as pistas em poemas gravados em pedras perto de cada escultura. Alguns dos gigantes têm inclusive os seus próprios nomes tais como Sleeping Louis, Teddy Friendly, Thomas on the Mountain, entre outros.

Para a construção destes Gigantes foram utilizados materiais em madeira reaproveitados. Aliás, todas as esculturas do autor são de materiais reciclados.

Segundo Dambo, as esculturas receberam os nomes de alguns dos voluntários locais que o ajudaram na construção. O autor afirma que pretende que a sua arte sensibilize os espectadores para a problemática da reciclagem e a importância de cuidarmos do nosso Planeta.

O projeto pretende ainda trazer a arte para fora dos museus e destacar áreas de Copenhaga pouco valorizadas, tal como proporcionar uma experiência única aos que se aventuram a procurar os gigantes.