Paul Ghirardani, diretor de arte da série Game of Thrones, visita Lisboa esta quarta-feira, numa conferência no Centro Cultural de Belém sobre arquitetura ficcional.

O evento insere-se na 3.ª edição do ciclo Distância Crítica organizado pela Trienal de Lisboa em coprodução com o CCB – Garagem Sul. A primeira conferência decorreu no dia 4 e contou com a presença da dupla de arquitetos Barozzi/Veiga, vencedores da última edição do prestigiado prémio Mies van der Rohe.

No mesmo palco, vão também estar presentes quatro arquitetos emergentes selecionados do conjunto de projetos da Future Architecture Platform. A última conferência tem data marcada para dia 26 de outubro e explora projetos de diferentes áreas de arquitetura, nomeadamente editorial, construção e investigação.

Paul Ghirardani, Deborah Riley e Rob Cameron recebem o Emmy pela direção artística de ‘Game of Thrones’, em 2014. Foto: Phil McCarten

O arquiteto de Westeros

Diplomado em Design Tridimensional na Kingston School of Arts no Reino Unido, Paul Ghirardani trabalha há mais de 30 anos na direção de cinema e televisão. Entre os mais célebres projetos destacam-se os filmes Anna and the King, de 1999, e The Woman in Black, de 2012.

O  diretor de arte juntou-se à equipa de Game of Thrones na quarta temporada da série, premiada com 38 prémios Emmy, e já conquistou cinco Primetime Emmys e dois America Awards.

O arquiteto de Westeros promete revelar um lado menos convencional da arquitetura, explorando, pela primeira vez neste ciclo, o campo ficcional presente na cenografia e em ensaios de alta tecnologia.

A conferência decorre quarta-feira, dia 17 de maio, às 19 horas no CCB. O bilhete tem um custo de 5 euros.