No ano passado, o Espalha-Factos apresentou-te os artistas que poderias ouvir no NOS Primavera Sound 2016. Este ano voltamos a fazer serviço público (podes ouvir as escolhas nacionais e um apanhado das cantautoras aqui) e a mostrar-te os melhores sons do Parque da Cidade para que possas aproveitar ao máximo. De coroa de flores na cabeça, partimos em descoberta de um dos melhores cartazes deste ano. Hoje ligamos o pedal da distorção, pegamos na palheta e vamos aos subúrbios do fuzz e do rock.

King Gizzard & the Lizard Wizard

Com uma meta de cinco discos para este ano, os King Gizzard & the Lizard Wizard apresentam-se em junho uns dias antes de apresentarem o segundo de 2017. Flying Microtonal Banana foi lançado em fevereiro, Murder of the Universe (um álbum conceptual sobre o fim do mundo) será lançado em junho, e este ano estão previstos ainda mais três.

Têm uma boa história com o público português. Ao terceiro ano consecutivo de visitas, podemos esperar deles um dos melhores concertos de rock psicadélico deste verão. Dia 9 de junho, vamos prestar reverência aos reis do pedal de fuzz.

Pond

Há uma semana largaram o novo álbum. The Weather sucede a Man It Feels Like Space Againe é o sétimo dos Pond, que regressam dois anos depois a Portugal.

Com elementos partilhados dos Tame Impala – Kevin Parker é um ex-membro dos Pond -, os australianos têm sido desde o início uma das bandas que mais andou debaixo do olho da crítica mundial.

Dia 9 de junho – esperemos que não calhe ao mesmo tempo de King Gizzard – vamos tentar não cair ao lago do Parque da Cidade de tanto dançar.

The Black Angels

Da cidade de Austin, no Texas, lar do psych rock americano, os The Black Angels voam até ao Porto para uma atuação há muito esperada pelos portugueses.

O nome vem de uma música dos The Velvet UndergroundThe Black Angel’s Death Song. As homenagens à banda não acabam aqui, e estão presentes também no logo: uma foto em negativo do vocalista, Nico.

Formados em 2004 são já quatro os álbuns de estúdio, e um de compilação. No dia 10 de junho, vamos subir aos céus nas asas dos The Black Angels.

Podes continuar a seguir a nossa playlist do Spotify, aqui.