Neste sábado, já perto da grande final, todos queremos o mesmo: ver Salvador Sobral vencer e dar, pela primeira vez, o primeiro lugar a Portugal no Festival da Eurovisão. E, porque nos apaixonámos pelo seu modo carismático, deixamos aqui uma recordação de 2012, quando Salvador ainda se encontrava no anonimato.

Depois de fazer erasmus em Maiorca, Salvador e um amigo, Leonardo Aldrey, gravaram um cover da música “After you’ve gone“, nas ruas de Barcelona, dando um verdadeiro espetáculo aos transeuntes que por lá passavam.

Com apenas um Ukulele, umas pequenas vassouras de metal e o talento vocal de Salvador, tanto para cantar como para imitar um trompete, tal como o fez nos ensaios para a final, em Kiev, dá para entender a sua felicidade ao cantar o estilo que adora: Jazz.

Lê também: #Salvadorable: A história de como Salvador Sobral conquistou os media internacionais

Salvador Sobral destaca-se de todos os outros concorrentes: não necessita de espetáculos de luz, vozes de fundo ou dançarinos, é apenas ele e a sua voz. Além disso, estamos a ser representados com uma canção em português, Amar pelos dois, o que é incrível face à escolha do inglês que domina o festival, tal como a sua irmã, Luísa Sobral, referiu numa entrevista na passadeira vermelha:

Não trouxemos nada em inglês, quisemos mantê-la (a música) em português porque acho que temos uma língua linda e é muito bom ver que, apesar de nem no Festival da Eurovisão todos perceberem o que dizemos, todos conseguem perceber o que ele (o Salvador) está a sentir

Salvador tornou-se então, o favorito a vencer o Festival da Eurovisão. Mensagens de apoio a Portugal são partilhadas por toda a internet: conquistou tudo e todos. Da nossa parte, tudo o que podemos fazer é desejar boa sorte. Portugal, e toda a equipa do Espalha-Factos, está contigo.