Amar Pelos Dois

#Salvadorable: A história de como Salvador Sobral conquistou os media internacionais

Desde que venceu o Festival da Canção, a 5 de março, Salvador Sobral tem atraído cada vez mais atenção sobre si. Seja pelo seu estilo diferente, ou mesmo pela música, a verdade é que o cantor português tem sido um dos assuntos do momento nos jornais portugueses e estrangeiros.

Um estudo da Cision indicou que em três dias – desde a primeira semifinal, onde atuou, até à segunda semifinal – Salvador Sobral foi citado em 1641 notícias um pouco por todo o mundo. Este estudo excluiu artigos portugueses e só contabiliza os meios online.

Como é que a imprensa internacional vê o cantor?

Reacções

Mesmo antes de Salvador chegar a Kiev para ensaiar, o jornal Metro já lhe tinha dedicado um título muito elogioso. “O mundo está a apaixonar-se pelo melhor concorrente de Portugal na Eurovisão de sempre”, pode ler-se.

O Metro diz que Amar pelos dois é “um grande concorrente” e que a atuação “tem sido mantida o mais simples possível para ajudar Salvador a competir sem problemas”. “Não há movimento no palco, mas isso só fortalece o impacto desta melodia intemporal”, escreve o Metro. O jornal afirma ainda que Salvador “não quer votos de simpatia” devido à sua condição médica.

Também o The New York Times coloca Salvador Sobral no lote dos candidatos mais fortes. O jornal norte-americano descreve Amar pelos dois como uma canção “inesperadamente sincera”.

Para o Irish Times, Portugal pode vencer a Eurovisão deste ano. O jornal irlandês diz que o irmão de Luísa Sobral só fica atrás de Francesco Gabbani, de Itália.

Lê também: #Salvadorable: Portugal é o favorito a vencer a Eurovisão

Um milagre” e “voz de um anjo

O El País considera o fenómeno de Salvador “um milagre num mundo tão estereotipado como o da música na televisão”. O jornal espanhol diz que, com Salvador, “a canção adquire a qualidade íntima dos antigos padrões”.

Salvador, um espírito original e livre que se adora na primeira vez que se ouve”, afirma o El País.

Voz de um anjo”. É assim que o The Sun começa por descrever Salvador. O jornal inglês recorda a vida do cantor português e aponta Salvador como um dos favoritos à vitória.

Lembra: Eurovisão: Portugal dispara nas apostas com vitória de Salvador

O Europeu não lhes sai da cabeça

Os franceses ainda não esqueceram a vitória de Portugal no Europeu de 2016. E algumas publicações de França comparam uma possível vitória portuguesa na Eurovisão com a alegria que veio com o pontapé de Éder.

E se Portugal, depois do Euro, ganhar desta vez…. a Eurovisão?”, interroga-se o portal Voltage, que diz que Salvador “causou sensação”. Voltage diz que a prestação do português surpreende e realça o facto de não ter coreografia, mas que conseguiu “embalar” toda a gente”.

Salvador Sobral pode bem oferecer ao seu país a sua primeira vitória no concurso”, afirma o 20 Minutes. O jornal francês diz que o cantor português tem uma prestação “efetivamente sem coreografia supérflua” e sóbria”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.