Funny Fátima: uma forma divertida de aproximar as pessoas a Fátima

Foi num passeio a Sintra que Ricardo FigueiraCátia Pereira tiveram a ideia de criar um projeto onde a fé se manifestasse de forma divertida: o Funny Fátima. Naturais da cidade do país mais agitada esta semana, têm uma loja online onde, desde canecas, t-shirts ou aventais, todos os produtos prometem transmitir a alegria e fé da mensagem de Fátima.

Não foi fácil começar o Funny Fátima. Com um mercado conservador e tradicional, a aceitação por parte das lojas da região não foi a esperada. Tudo mudou quando, em fevereiro deste ano, Ricardo e a Cátia criaram a loja online, onde finalmente conseguiram “aproximar Fátima das pessoas, de forma divertida”, afirmam.

As t-shirts e os crachás são os produtos mais vendidos, mas há mais 12 artigos na coleção, entre eles canecas, pulseiras, babetes, puzzles, canetas, livros de colorir ou mealheiros. Com a vinda do Papa Francisco, os produtos com a sua imagem também estão entre os mais procurados.

Um projeto que respeita o tradicional

Mas engana-se quem acha que estes artigos são só para crianças. Os mais velhos também se reveem neste lado mais divertido e, “curiosamente, os tamanhos das t-shirts que têm tido mais procura são os de adulto”, confirmam os criadores do projeto, que tiveram como principal preocupação o respeito pela temática da religião. “Há a ideia de que algo numa versão mais divertida se afasta dos valores e da imagem tradicional” – reconhecem – “mas o tradicional está lá com todo o respeito”.

Técnico de atividade desportiva adaptada e psicóloga de formação, Ricardo e Cátia não sentiram ainda a necessidade de deixar as suas profissões. A loja online é mantida durante o tempo livre, os produtos são desenhados por um ilustrador profissional. Ainda assim, comentam que, com o sucesso do Funny Fátima, o comércio tradicional já se começa a interessar pelos artigos e procura tê-los nas lojas da região.

A vantagem que estes dois fatimenses encontram em estar presentes no meio digital é a facilidade em chegar a todo o mundo, de estar mais perto das pessoas e de satisfazer facilmente as suas necessidades. “Por exemplo houve encomendas de t-shirts nestas últimas semanas porque as pessoas vinham em peregrinação e já queriam trazer vestida a t-shirt. Com uma loja física isso não seria possível, primeiro faziam a peregrinação e ao chegarem a Fátima poderiam então comprar a t-shirt”, concluem.

O Funny Fátima é para todos os aqueles, adultos ou crianças, que procuram algo de diferente do convencional. Para Ricardo e Cátia, a fé deve transmitir alegria e os agradecimentos por parte dos clientes por terem trazido este novo conceito a Fátima são prova disso mesmo.

Funny Fátima

Mais Artigos
RTP
RTP. Governo não aumenta contribuição audiovisual em 2021