Um cocktail com o nome de Fernando Pessoa, a saber a Lisboa. Esta é a bebida que o bartender Bruno Veiga criou para a Competição de Cocktails da Licor Beirão, a Mistura Beirão, cuja final é já no próximo sábado, dia 12 de maio. O Espalha-Factos foi conhecer melhor o Bruno e a sua criação, candidata ao Prémio Visibilidade, que pretende mostrar o melhor dos sabores portugueses.

Bruno Veiga é um dos participante no concurso promovido pela Licor Beirão, que desafiou os barmans portugueses a criarem cocktails com a sua bebida. Bartender do restaurante El Clandestino, no Príncipe Real, em Lisboa, Bruno juntou alguns dos mais típicos sabores portugueses num cocktail, aproveitando para homenagear o poeta cuja estatátua vê diaramente, à saída do metro do Chiado.

Desde os 11 anos que ganhou o “bichinho” dos cokctails e aos 14 ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para seguir o seu sonho. Passou pelo Hotel Méridian, pelo Panorama Bar, no Sheraton Hotel Lisboa, esteve na Inglaterra e no Cazaquistão.

Bruno Veiga

Encontramo-lo no El Clandestino, restaurante mexicano e peruano, onde tenta juntar o melhor da comida destes países, às suas criações: “Esta carta foi muito pensada na comida. Todos os cocktails que temos na carta acompanham muito bem uma refeição” –  conta, sublinhando a sua experiência desde que o restaurante abriu, em 2015 – “tem sido espetacular, há uma melhor projeção de imagem quando trabalhamos fora de um hotel”.

Contudo, não deixa de ser um desafio para Bruno promover os seus cocktails, num espaço em que as bebidas preferidas são as Margaritas e Pisco Sour. Se no início era pela comida que os clientes vinham, agora sente que há quem venha para relaxar, beber um cocktail e acompanhar apenas com um guacamole. Há cada vez mais fãs do local e Bruno não nega que, em breve, o El Clandestino terá novidades que vão agradar a muitos.

Bruno Veiga no restaurante El Clandestino

Fernando Pessoa: um cocktail de sabores portugueses

A paixão pelo seu trabalho fez com que Bruno se aventurasse pelo mundo dos concursos. Participou no concurso Havana Club, tendo representado Portugal em Cuba e ficou em 3.º lugar no concurso Barman do Ano. Agora, candidata-se a mais um prémio com a Licor Beirão.

Fernando Pessoa foi o nome que escolheu para o cocktail que já faz parte da carta de bebidas do restaurante onde trabalho. Criou a bebida especialmente para o concurso, mas a reação do público tem sido bastante positiva. “O cocktail é uma surpresa”, refere Bruno, destacando a intensidade dos sabores e o Licor Beirão como a chave do sucesso para esta bebida.

Bruno Veiga

Inspirado no caminho que faz diariamente entre a casa e o trabalho, onde passa pela estátua de Fernando Pessoa, no Chiado, encontrou no poeta o primeiro sinal para a sua criação. Os ingredientes surgiram de forma imediata, a acompanhar o espírito português: o alecrim, o café, a folha de tabaco.

Acompánhamos passo a passo a elaboração do cocktail e não podemos negar: há algo de único no sabor, talvez pelo café, pelo licor. É intenso, mas simultaneamente doce e passado uns minutos ainda o sentimos na boca.

Podes consultar aqui a receita ou conhecer mais pormenores sobre o cocktail na sua página do Facebook.

Ingredientes:
  • 40 ml Licor Beirão
  • 20 ml Balvenie 12 anos
  • 10 ml Sumo Lima
  • 10 ml Nectar Agave Azul
  • 25 ml Café Ristretto Nespresso
  • Alecrim
  • Bitter Folha de Tabaco
Preparação:

Colocar Alecrim no copo shaker. Adicionar o Licor Beirão e Agitar com uma colher de Bar para que o Alecrim solte todas as suas propriedades. Colocar o Balvenie 12 anos, Sumo Lima, Café Nespresso previamente arrefecido e o Nectar de Agave Azul. Agitar no shaker e fazer o double Strain para o copo.

Vê aqui o vídeo completo da preparação do Cocktail Fernando Pessoa.

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KTqB5dW6ReU]