Electrick

Electrick: o spray que torna qualquer objeto num ecrã tátil

Até hoje, a sensibilidade ao toque dos aparelhos eletrónicos estava quase exclusivamente reservada a pequenas superfícies planas. No entanto, investigadores da Carnegie Mellon University vêm revolucionar a forma como pensamos um touchscreen.

Electrick é o nome deste novo sistema, que tem por base uma tinta com que se pulveriza um objeto independentemente da dimensão ou textura. A tinta deteta o toque através de variações elétricas ao longo da superfície condutora e envia a informação ao equipamento a que está ligada.

Electrick

Além de mais barata e simples, a nova tecnologia é aplicável a praticamente todas as superfícies.

Duas das principais vantagens da Electrick é a facilidade de utilização e o preço. Enquanto que, até hoje, ter em casa uma parede tátil era muito dispendioso, graças a esta tecnologia já não haverá esse problema. Pintando a parede com o spray, esta torna-se numa gigante tela interativa onde é possível regular, por exemplo, as características da sala.

Outro aspeto particular do spray é a possibilidade de utilização em qualquer textura. Para além dos típicos ecrãs de vidro, as potencialidades do touch ficam acessíveis em bonecos de ação, volantes de carros, guitarras ou mesmo em gelatina.

Por detrás da magia

O segredo está na ligação de pequenos elétrodos na periferia do objeto. Esses elétrodos irão lançar e detetar descargas muito baixas de energia que permitem encontrar a posição do dedo na superfície. O método tem o nome de tomografia elétrica e funciona um pouco como a triangulação utilizada pelo GPS e satélites.

Confrontado com a aparente carência de durabilidade deste spray comparativamente aos concorrentes tradicionais de touchscreens, Yang Zhang, um dos investigadores do projeto, não parece preocupado. O aluno de doutoramento do Instituto de Interação Humano-Computador (HCII, em inglês) lembrou ainda a possibilidade de utilização de películas protetoras sobre a tinta.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Euphoria’: gravações da nova temporada só arrancam em 2021, mas haverá um episódio especial