Quando subscrevemos um serviço de internet, um seguro ou outro serviço, por vezes temos apenas um número começado por 707 para contactar o apoio ao cliente. Isso faz com que cada chamada possa sair cara. E se houvesse alternativa? O projeto 707.pt, desenvolvido pelo Marco Almeida (@Wonderm00n), quer ser essa alternativa.

O que é um número 707?

Os números 707 são vulgarmente designados de valor acrescentado. Na prática, significa que o seu custo é superior ao de uma chamada local. A Anacom tem uma deliberação, datada de janeiro de 2004, relativa ao custo destas chamadas: da rede fixa o custo máximo é de €0,10 mais IVA, e €0,25 mais IVA da rede móvel.

Regra geral, estes números têm um contacto fixo associado. O cliente liga para o 707 e a chamada é encaminhada para um número fixo, não sendo no entanto taxado pelo custo de uma chamada local.

Existem algumas exceções, no entanto. Por vezes, o número fixo que serve de suporte ao de valor acrescentado rejeita automaticamente as chamadas feitas diretamente para ele, obrigando o cliente a ligar para o número mais caro.

O 707.pt

O 707.pt tem como objetivo disponibilizar os números fixos que servem de suporte aos 707. Assim, podes poupar dinheiro quando tiveres que ligar para o apoio ao cliente de alguma empresa que utilize este tipo de número.

Para utilizares a plataforma, necessitas apenas de utilizar o campo de pesquisa. Na página dos resultados, podes fazer filtragem por setor de atividade e ainda ver os últimos cinco contactos submetidos.

O projeto já conta com alguns contactos alternativos. Para ajudar a lista a crescer e poupares nas chamadas, é disponibilizado um formulário para que tu também possas submeter os que conheces.

Todos os contactos submetidos pelos utilizadores são validados pelo projeto e testados à data da submissão na base de dados. Desta forma, é possível garantir a fiabilidade da informação.