desfile de moda
Fotografia: Visual Hunt

França continua combate à anorexia na indústria da moda

Depois de ter proibido, em 2013, a participação de modelos demasiado magras em desfiles e sessões de moda, a França continua o combate à anorexia com a criação de dois decretos-lei. A partir ainda deste ano, as modelos terão de entregar um atestado médico para poderem trabalhar e será obrigatório aparecer a expressão “fotografia retocada” em imagens que o sejam.

Num dos decretos, publicado no Journal Officiel, está estabelecido que as modelos terão de apresentar um atestado médico que comprove que não estão excessivamente magras, isto é, que o seu índice de massa corporal mostra que estão saudáveis. Esse documento, válido por dois anos, será necessário já a partir de dia 6 de Junho.

A obrigatoriedade da apresentação do atestado médico aplica-se, não só às modelos francesas, como a todas as outras que sejam de países do Espaço Económico Europeu e estejam a trabalhar em França. É ainda de salientar que os empregadores que não respeitarem a lei poderão ser punidos com uma pena de prisão até 6 meses e uma multa de 75 mil euros.

Imagens manipuladas terão de ser identificadas

Quanto ao outro decreto, que entrará em vigor a 1 de outubro, este refere-se à manipulação de imagens com fins comerciais. De acordo com o texto publicado no Journal Officiel esta sexta feira, as fotografias que sejam alteradas digitalmente de forma a tornar a reduzir ou aumentar a silhueta da modelo, terão se ser acompanhadas pela expressão “imagem retocada”.

Esta referência será obrigatória em imagens que apareçam em anúncios em jornais, online, posters e catálogos. No entanto, os editoriais de moda das revistas não precisaram de incluir a expressão. A menção deverá estar “facilmente legível e claramente diferenciada da mensagem publicitária ou promocional”.

“Expor jovens a imagens normativas e irrealistas leva a uma baixa auto estima que pode ter um impacto no comportamento relacionado coma saúde”, disse a ministra da saúde francesa. De acordo com Marisol Touraine, o objetivo dos dois decretos é evitar a promoção de ideias de beleza inacessíveis e prevenir a anorexia nos jovens, nomeadamente nas modelos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
primeiro jornal bento rodrigues informação sic
Bento Rodrigues abre ‘Primeiro Jornal’ com discurso emotivo