imagem00

Dos templos às especiarias: uma viagem pela Tailândia

“Hello, welcome.” Com o sotaque que arrasta a última letra de cada palavra, é assim que somos recebidos em cada lugar que se visita na Tailândia.

Em Bangkok somos brindados com ruas repletas de comida feita à nossa frente, desde grandes pratos de Pai Thai a espetadas de frango, vaca ou porco bem temperadas e grelhadas a carvão. Ocasionalmente também podemos ver pequenas bancas com todo o tipo de bichos que não queremos ver a rastejar pela nossa casa. Aranhas, cobras, escorpiões, escaravelhos e larvas também estão no menu do dia para os mais corajosos.

Por entre todas as maravilhas culinárias e depois de encher o estômago, uma visita aos grandes templos budistas é a melhor opção para digerir o almoço. O Wat Pho, com o Buddha reclinado, o pequeno mas esplêndido Buddha de esmeralda do Wat Phra Kaew no solo do Grande Palácio ou o magnífico Buddha de Ouro do Wat Traimit são bons locais para admirar a arquitetura e os padrões coloridos destes locais sagrados.

Outra boa opção é descobrir as maravilhas dos vários mercados flutuantes da cidade. Aí podemos comprar desde comida a chapéus que também são leques, tudo a partir de um barco de madeira por entre Dragões de Komodo no meio dos canais do Chao Phraya, que fazem da Tailândia a Veneza da Ásia.

De Bangkok até Phuket, a maior ilha da Tailândia, é apenas uma hora de voo. De um lado estão as praias do mar de Andamão, da mais movimentada Patong, que podemos reconhecer no filme O Impossível, às mais calmas como Kata e Karon. Do outro, já no Golfo da Tailândia, ficam as ilhas paradisíacas de Phi Phi ou Krabi, cenários de outros filmes como A Praia com Leonardo DiCaprio.

E nada melhor que terminar a viagem que festejar o novo ano tailandês no calor do mês mais quente do país: abril. O Songkran celebra-se como o calor exige: com água, muita água. A maior parte das vezes atirada, bem gelada, à baldada ou de mangueira, a quem se atreve a passar.

Sempre com um sorriso e um “Hello, welcome.”

Texto e fotografias por: Carolina Galvão

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Disney+
Disney+. Agora podes ver filmes e séries com amigos à distância