Sherlock-Jr-1

Semana do Cinema Mudo na Cinemateca Júnior

A Cinemateca Júnior faz 10 anos. As celebrações contam com a Semana do Cinema Mudo ao Piano, de 8 a 13 de maio.

A Cinemateca Júnior abriu em 2007, no Palácio da Foz. Apesar de funcionar principalmente para as escolas, “O Sábado em Família” disponibiliza sessões ao público às 15 horas. No último sábado de cada mês há, ainda, o Atelier Família.

Os seus 10 anos de existência celebram-se com a Semana do Cinema Mudo, que abre com Os Irmãos Lumière e o Nascimento do Cinema. A sessão será apresentada por António Rodrigues e o acompanhamento ao piano será de Catherine Morisseau. Além de uma contextualização acerca dos irmãos Lumière, a sessão contará ainda com uma antologia de filmes dos mesmos e a curta metragem La Première Séance (1995), de Philippe Truffaut.

No segundo dia passará Sherlock Holmes Jr. (1924) de Buster Keaton. O acompanhamento ao piano será por Filipe Raposo. Quarta-feira é a vez de Charlie Chaplin, com a sua longa-metragem O Garoto de Charlot (1921).

Quinta-feira haverá duas sessões, ambas de realizadores já presentes nas celebrações. A primeira será O Emigrante (1917), um dos maiores sucessos de Charlie Chaplin. A segunda traz de volta Buster Keaton com Pamplinas Lobo do Mar (1917).

As sessões são dirigidas às escolas, com público-alvo desde o 1º ciclo ao secundário. As reservas devem ser feitas por email, e o acompanhamento ao piano só será feito com o mínimo de 50 alunos.

Mais informações aqui.

Mais Artigos
Êta Mundo Bom é uma das novelas de fim de tarde da SIC
Audiências. ‘Êta Mundo Bom!’ e ‘Viver a Vida’ dominam e levam Cristina a mínimos