Toda esta sexta temporada de Once Upon a Time parece ter andado à volta da mitologia do Salvador – como sabemos, a nossa querida Emma (Jennifer Morrison). Mas à medida que a Batalha Final se aproxima, parece que há mais para contar sobre essa história. O novo episódio, intitulado The Black Fairy, estreou no ABC no dia 30 de abril.

Há muitos anos atrás…

Num local e tempo indeterminados – nesta série, já ninguém questiona estes pormenores -, assistimos ao parto do filho de Fiona – o verdadeiro nome da Fada Negra (Jamie Murray). Antes que a criança possa receber um nome, a cena é visitada por duas fadas: a Azul (Keegan Connor Tracy) e Tiger Lily (Sara Tomko).

Esta última é nomeada madrinha da criança e decide anunciar que o recém-nascido está destinado a tornar-se num Salvador. Contudo, isso significa que em breve nascerá também uma grande força maligna e ambos se irão confrontar na Batalha Final. Sim, ouviram bem: Rumplestiltskin era originalmente um Salvador.once upon a time

De modo a proteger o filho, Fiona rouba a varinha de Tiger Lily e transforma-se a ela própria numa fada. Para além disso, persuade-a também a ajudá-la na criação de um novo feitiço: a famosa Maldição Negra que conhecemos na primeira temporada. Tiger Lily acha que a situação já está a ir longe de mais e tenta intervir.

A este ponto, Fiona já está em completo modo negro e apercebe-se que ela própria é a força maligna que está destinada a enfrentar o filho. De modo a poupá-lo a tal confronto mas querendo manter o seu poder, decide usar as Tesouras do Destino para os separar, acabando por ser banida para outro mundo pela Fada Azul.

Moral da história: Fiona fora outrora uma mulher como qualquer outra e decidiu vender-se à escuridão para poupar o filho de um possível desfecho doloroso. Contudo, não quis abdicar do seu próprio poder, portanto parece que já sabemos onde é que Rumplestiltskin foi buscar tal teimosia, não é?once upon a time

Em Storybrooke

No presente, Rumple (Robert Carlyle) consegue finalmente acordar a Fada Azul do seu coma mas, infelizmente, esta acaba por ser raptada por Fiona e por Gideon (Giles Matthey), que estavam ambos disfarçados de Snow (Ginnifer Goodwin) e David (Josh Dallas), respetivamente. Com sorte, Rumple consegue deter Gideon a tempo, cortando-lhe a magia a mantendo-o refém.

Enquanto isso, Regina (Lana Parrila) decide ajudar Zelena (Rebecca Mader) na sua adaptação, visto que, como vimos no último episódio, ela sacrificou a própria magia. Há que começar pelo mais óbvio: aprender a conduzir. Zelena, como todos nós em plenos 18 anos, revela-se uma autêntica nódoa ao volante.

O grupo está em posse de metade da varinha capaz de destruir Fiona – atribuída a Hook (Colin O’Donoghue) por Tiger Lily há três semanas atrás – e acabam por encontrar a outra metade escondida por baixa do Granny’s. Contudo, Fiona entra em cena, o que significa que está na altura de lutar.once upon a time

O confronto dá-se entre Fiona e Regina no exterior mas, antes que ambas se possam magoar a sério, eis que Zelena faz uma entrada grandiosa e utiliza o fato de ser má condutora para atropelar Fiona. Já há muito tempo que a série não tinha uma cena tão hilariante e adorei ver que atropelamento parece ser a maneira perfeita de afugentar fadas más.

Enquanto isso, Gideon informa Rumple acerca do seu nascimento, o seu estatuto de Salvador e toda a história que levou à criação da Fada Negra. Como tal, Rumple decide encontrar-se com a mãe e esta diz-lhe que, apesar de tudo, continua a amá-lo e apenas quer que ambos sejam uma família.

Rumple consegue devolver a Gideon o seu coração, fazendo Belle (Emilie de Ravin) a mulher mais feliz do mundo ao ter a família reunida. Para além disso, convence também o resto do grupo de que Fiona desistiu da sua missão e foi banida. No entanto, tal mãe tal filho, Rumple não abdica do seu poder facilmente e, na última cena, percebemos que ele e Fiona decidiram unir força para a Batalha Final.

Parece que todas as histórias já foram respondidas e todos os pratos já foram postos a limpo. na próxima semana, estreia o episódio musical da série, ao mesmo tempo que Emma e Hook irão descer o altar. Depois, resta a Batalha Final, a qual irá decidir o desfecho para algumas personagens e talvez até para a própria série.

NOTA: 7/10