O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Guardiões da Galáxia Vol 2

Guardiões da Galáxia Vol. 2: A boa comédia é a verdadeira salvadora da galáxia

James Gunn criou Guardiões da Galáxia em 2014. Bem-humorado, espontâneo e cativante, o grupo de super-heróis conhecido apenas pelos maiores entusiastas do universo cinemático da Marvel tornou-se um sucesso mundial de críticas e bilheteira. 

Gunn apresentou-nos cinco personagens muito diferentes e conflituosas entre si, mas que aprendem a trabalhar juntos por um bem maior. Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Rocket (Bradley Cooper), Drax (Dave Bautista) e Groot (Vin Diesel) conseguem impedir que Ronan (Lee Pace) ganhe posse da poderosa infinity stone, salvando assim a galáxia.

É com esta introdução  que nos chega o segundo volume de Guardiões da Galáxia, onde reencontramos o mesmo grupo não como os forasteiros e foras-da-lei do primeiro volume, mas como os respeitados e temidos protetores da galáxia. É através da recente notoriedade que ganharam que Ego (Kurt Russell) consegue descobrir o paradeiro do seu filho Peter, proporcionando o seu reencontro, estabelecendo assim o prefácio para este segundo episódio.

Falta de substância no argumento

No filme introdutório onde foram apresentadas todas as personagens e as suas interligações, conseguimos ter um argumento que as suporta. No entanto, neste segundo volume existe uma enorme falta de substância na história.

Apesar das origens de Peter Quill serem um tema interessante a explorar, não são de todo suficientes para aguentar toda a raiz do filme. Esta falha torna-se especialmente notória pela inexistência, no desenrolar da história, de uma razão para a existência de todas as outras personagens… que se tornam meras figurantes que acompanham Peter no percurso de reencontro com o seu pai.

Mas apesar das falhas evidentes no argumento, James Gunn e Dan Abnett colmataram, ao nível do guião, algumas destas deficiências. Os inteligentes diálogos plenos de referências à cultura pop, juntamente com a utilização de Drax como uma fonte infindável de humor negro, mantêm um ambiente muito cómico durante todo o filme, que lembra os vários momentos icónicos do primeiro volume. Porém, esta necessidade, por vezes excessiva, de tentar incluir algum elemento cómico em cada cena revela a falta de conteúdo nesta história.

É sabido que os Guardiões são capazes de proporcionar bons momentos de comédia. E, apesar do humor presente no filme ser, de facto, hilariante, torna-se por vezes complicado perceber o tom da cena em si. Parece existir uma constante tentativa de avivar um pouco o bom ambiente do primeiro volume, na medida em que vários são os momentos tensos e sérios interrompidos por alívios cómicos.

Peter Quill (Chris Pratt) e Drax (Dave Bautista).

A balança equilibra-se. É quase impossível não sentirmos algum tipo de proximidade para com algumas destas personagens, seja pela afabilidade de Groot, pelo romance pendente de Quill e Gamora ou pelo humor negro e socialmente desajeitado de Drax. O filme apoia-se sobretudo no carisma das suas personagens e é conduzido pelas suas interações.

Neste segundo volume, a personagem e a interpretação a destacar serão sem dúvida as de Yondu, por Michael Rooker. O desenvolvimento da personagem assume-se acima de tudo nas cenas que partilha com Quill e Rocket, trazendo assim à personagem alguma redenção depois do primeiro filme.

Yondu, interpretado por Michael Rooker.

Se no primeiro volume a exuberante banda sonora de Star Lord já nos tinha deixado Hooked on a Feeling, este volume não lhe fica nada atrás. Nomes como David Bowie, George Harrison ou Lou Reed acompanham a viagem que nos leva a vários planetas da galáxia. Desde monstros gigantes, a batalhas espaciais, à caracterização detalhada dos mais longínquos planetas da galáxia, a playlist encaixa na perfeição com o belo trabalho audiovisual realizado.

LÊ TAMBÉM‘GUARDIÕES DA GALÁXIA 2’: UMA VIAGEM A DISTANTES UNIVERSOS DA POP

Apesar de não ser um trabalho tão bem conseguido como o primeiro, o segundo volume de Guardiões da Galáxia é um filme que satisfaz ao apoiar-se nas suas personagens e nos seus diálogos carismáticos, mas que deixa água na boca a quem esperava ver algum tipo de desenvolvimento substancial desta saga, dentro do universo cinemático da Marvel.

7/10

Ficha Técnica

Título: Guardiões da Galáxia vol.2
Realizador: James Gunn
Argumento: James Gunn & Dan Abnett
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Bradley Cooper, Dave Bautista, Vin Diesel, Michael Rooker e Kurt Russell
Género: Aventura/Comédia
Duração: 136 minutos