A banda virtual Gorillaz está a produzir uma série de animação composta por 10 episódios, com estreia marcada para 2018.

Numa entrevista concedida à revista canadiana Exclaim, Jamie Hewlett – co-fundador e diretor criativo do conjunto britânico – anunciou que apenas se ocupará da realização do primeiro e do último episódio da temporada, enquanto os restantes serão entregues a realizadores convidados.

Hewlett assegurou que as personagens da série de animação serão elaboradas em duas dimensões e sem recurso a tecnologia CGI (animação digital). Assim, Murdoc, 2D, Noodles e Russel apenas chegarão ao pequeno ecrã depois de as suas ilustrações terem sido desenhadas à mão.

Sem embargo, o mentor da iconografia dos Gorillaz admite que o projeto ainda se encontra em fase de estudo, e não exclui a possibilidade de a série combinar imagens reais com ilustrações, colagens fotográficas ou recorrer a imagens computorizadas para criar os ambientes e cenários em que a ação se vai desenrolar.

A única certeza é a de que a série fará uma ponte com o recém-editado Humanz, uma vez que Jamie Hewlett manifestou o desejo de incorporar na narrativa do pequeno ecrã os mesmos artistas convidados que acompanharam Damon Albarn no estúdio de gravação.

Após seis anos de inatividade, os Gorillaz lançaram na sexta-feira (28) Humanz, que conta com as contribuições de Popcaan, De la Soul, Benjamin Clementine, Pusha T, Danny Brown, Grace Jones, Jehnny Beth e Vince Staples, entre outros.

Em paralelo, Jamie Hewlett encontra-se a desenhar uma linha de roupa sob a insígnia dos Gorillaz. A marca de roupa ainda não tem uma data prevista para ser apresentada no mercado.