Por todo o mundo, hoje celebra-se o movimento, a expressão corporal, a performance gestual, o ritmo, a arte… por todo o mundo, hoje comemora-se a dança. Desde 1982 que a data de 29 de Abril marca a comemoração do Dia Mundial da Dança, decorrente da decisão do CID (Conselho Internacional de Dança) da UNESCO de utilizar este dia para relembrar a todos, dançarinos, coreógrafos, entusiastas e até mesmo leigos no assunto, o valor da dança enquanto arte, enquanto desporto, enquanto estilo de vida e mecanismo para mudar o mundo.

Este dia eleva, acima de tudo, o prazer genuíno que é dançar, o poder que a dança tem de trazer alegria às pessoas (seja em cenários de pobreza extrema ou em grandiosos palcos), a dança enquanto forma de comunicação e expressão artística, a maneira como puxa por toda a nossa energia e o sentimento de liberdade que despoleta em todo aquele que ousa dançar livremente.  O Dia Mundial da Dança é, portanto, um dia aberto a todos e a todos os estilos.

Nesse sentido, e em tom de celebração desta data, o Espalha-Factos reuniu uma lista de canais do Youtube completamente distintos entre si e conduzidos por atletas, dançarinos e coreógrafos de várias partes do mundo, todos eles com um objetivo em comum: pôr-te a dançar.

Dance Tutorials Live

No Dance Tutorials Live, podemos encontrar variadas ferramentas para evoluirmos enquanto dançarinos num conjunto de tutoriais de dança diversificados que nos ensinam a dominar desde os moves mais básicos até coreografias completas.

Aqui, podes aprender a fazer o moon walk, o air walk ou o swag walk e dançar, dançar, dançar sem parar com Matt Steffanina, Dana Alexa, Lorenzo Hanna, Dionne Renee e Chris Koehl, especialistas reconhecidos naquilo que fazem e que somam trabalhos atrás de trabalhos, entre os quais alguns com artistas como Jennifer Lopez e Justin Bieber. Embora indiscutivelmente abrangente (o canal inclui dicas de maquilhagem, coreografias de grupo, entre outros), Dance Tutorials Live foca-se sobretudo no campo do Hip Hop e das suas variantes: um pouco de popping, um pouco de locking, um pouco de breakdance e por aí fora; contacta um pouco com todas estas vertentes e deixa à distância de um clique um conhecimento mais abrangente sobre este estilo tão popular, tão único e intemporal.

Também podes visitar a página do canal no Facebook e no Instagram, assim como o seu site oficial.

Dance Videos

No canal Dance Videos, os dançarinos Mirko Gozzoli e Alessia Betti (ex-campeões entre 2004 e 2009), Arunas Bizokas e Katusha Demidova, entre outros, transportam-nos para as danças de salão nas vertentes de modernas e latino-americanas.

Numa série de tutoriais, em que primeiro demonstram a coreografia completa acompanhada com música, depois passo a passo e, por fim, com contagem de tempos, Mirko, Alessia e os restantes professores levam-nos a dançar a valsa, o tango, o slow foxtrot ou o quickstep, havendo ainda algumas lectures de cha cha cha, samba e paso doble disponíveis no canal, assim como uma imensidão de vídeos das dez danças que compõem as danças de salão (cha cha cha, samba, rumba, paso doble e jive nas latinas; valsa, tango, valsa vienense, slow foxtrot e quickstep nas modernas).

Alguns dos vídeos de Mirko e Alessia (assim como de dançarinos do topo mundial, como os campeões Michael Malitowski e Joanna Leunis) encontram-se também em formato DVD, disponíveis para encomenda no site oficial.

Dancehall Funk

Onde o Dancehall encontra o Funk” e onde também tu podes contactar com toda a energia destes estilos de dança e da sua música. Juntando a boa vibração do dancehall (quer enquanto género musical quer enquanto dança) que, tendo emergido do reggae, traz até nós um pouco do sol e da alegria jamaicana, à liberdade de movimento do funk (para uns um estilo independente, para outros uma das ramificações do Hip Hop), este canal convida-te a seguires os passos de Lorenzo Hanna (também dado pelo nome de Zaggazo) e de Dionne Renee e a dançares um pouco. Desde vídeos de dança sem fim, até gravações de aulas, coreografias de grupo e tutoriais, a oferta de Dancehall Funk é muita e promete pôr-te “a mexer”.

Além do seu canal no Youtube, podes também encontrá-los em redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram, onde podes dar uma espreitadela no seu trabalho.

Addicted2Salsa

Da Jamaica, seguimos diretamente para os ritmos quentes de Cuba, com o canal Addicted2Salsa. O nome diz tudo.

Desde as bases até às combinações de passos mais vistosas, neste canal perdemo-nos numa imensidão de tutoriais que nos ensinam como abordar esta dança (originalmente de rua) de uma forma simples e descomplexada, falando-nos um pouco das suas origens, da sua história e levando-nos a divertirmo-nos ao som de uma música que mistura ritmos e influências de várias culturas e tradições.

O Addicted2Salsa tem ainda um site oficial e a aplicação para aprender a dançar salsa com uma melhor classificação na App Store e Google Play: Pocket Salsa (compatível com os sistemas operativos Android e iOS).

MoveTube Network

Além de uma arte, a dança é também um desporto que já provou oferecer amplos benefícios físicos e psicológicos, a nível de força muscular, elasticidade, agilidade, concentração, relaxamento e boa disposição.

O MoveTube Network tem isso em conta, aliando a dança ao exercício físico em inúmeras aulas online de hip hop, contemporânea e até sapateado, desde os tutoriais de twerk com Kelsey Mobley às sessões de exercícios cardio e fitness combinados com dança de Billy Blanks Jr. Conta ainda, no campo da dança contemporânea, com a orientação da ex-concorrente do programa So You Think You Can Dance (edição norte-americana), Lauren Froderman, que brilhou na sua audição ao som de “Let’s Get It On“, de Marvin Gaye.

Pela diversidade e tipo de treino que oferece, explorando diversos estilos de dança e transformando-os num exercício intenso, é um canal que vale a pena visitar.

Também podes manter-te a par das novidades do MoveTube Network através do Twitter, Instagram, Facebook e Google+, assim como visitando o seu site oficial.

Dançar para combater a fome

Este ano, o Conselho Internacional de Dança (International Dance Council) uniu-se ao Programa Alimentar Mundial (World Food Programme) para criar a iniciativa Dance to Zero Hunger, um projeto que promove a alimentação saudável através da dança e da educação. O objetivo é encorajar estilos de vida mais saudáveis, combatendo a fome e favorecendo a segurança alimentar em todos os países.

As escolas participantes criaram pequenos programas de dança para fazer chegar às crianças a importância destas questões. No final, os jovens dançarinos receberiam um certificado, após completarem um total de 150 horas de aulas de dança. A ideia seria as escolas criarem, com os mais pequenos, uma coreografia centrada na importância da segurança alimentar e de se atingir a inexistência de fome (“zero hunger“), para ser mostrada nas celebrações oficiais do Dia Mundial da Dança (29 de Abril) e no Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro).

Paralelamente, esta iniciativa acaba por oferecer oportunidades vocacionais a inúmeras crianças e por chamar a atenção para o problema da fome, precisamente, através da dança.