Samsung lança nova aplicação para pessoas com dificuldades de comunicação. Wemogee é um chat à base de emojis que proporciona a expressão através de um suporte visual.

A aplicação, desenvolvida pela sucursal italiana da empresa, foi pensada para utilizadores com afasia, uma condição que afeta a compreensão e expressão através da fala. Tem assim dois modos, afásico e não-afásico. Quem escolhe o primeiro recebe e envia as mensagens com emojis, e o segundo modo com texto.

Numa publicação no seu blog, a Samsung explica a motivação para a criação desta app. Existem mais de três milhões de pessoas no mundo a viver com afasia e, segundo terapeutas, os emojis podem ajudá-las a expressarem-se. Pode também ser utilizada na comunicação cara-a-cara, para facilitar a comunicação e associar as frases escritas às imagens que lhes correspondem.

Modos do Wemogee

Em conjunto com terapeutas da fala, foram desenvolvidas mais de 140 frases “traduzidas” visualmente. Estas estão organizadas por seis categorias: dia-a-dia, comida e bebida, emoções, ajuda, atividades recreativas, e aniversários e celebrações.

Wemogee estará disponível para descarregar na Google Play a partir de 28 de abril, e funciona nas línguas inglesa e italiana. Inicialmente apenas para Android, estão a trabalhar numa versão iOS.