Estamos em contagem decrescente até ao final da sexta temporada de Once Upon a Time – e, quem sabe, o final da própria série. Até lá, reúnem-se todos os esforços para derrotar a Fada Negra (Jamie Murray), a maior ameaça até agora. O novo episódio, intitulado Where Bluebirds Fly, estreou no canal ABC no dia 23 de abril.

Na Terra de Oz

Há muitos anos atrás, em Oz, revisitamos uma jovem Zelena (Isabella Blake-Thomas) no momento em que ela conhece um jovem de nome Stanum (Austin Obiajunwa). Ela decide mostrar a sua magia e ajudá-lo, fazendo florescer uma amizade entre ambos.

Anos mais tarde, durante o reinado de terror de uma Zelena já adulta (Rebecca Mader), esta é novamente visitada por um idoso Stanum (Alex Désert), que sofreu uma maldição que o está a transformar lentamente em lata – sim, será esta a versão da série do famoso Homem da Lata que conhecemos do Feiticeiro de Oz.Once Upon a Time

Stanum diz que precisa da ajuda de Zelena para encontrar o Coração Púrpura, o único objeto capaz de o salvar. A bruxa decide ajudá-la mas, ao perceber que dito coração iria sugar toda a sua magia, ela decide deixar Stanum morrer e continuar sozinha no seu gigantesco castelo.

Escusado será dizer que foi um prazer voltar a ver Zelena nos seus anos de pura bruxaria. Rebecca Mader é provavelmente a atriz mais desvalorizada da série e episódios como este fazem muita falta. Adiante.

Em Storybrooke

No presente, Zelena recebe uma proposta da Fada Negra para que ambas unam forças para a Batalha Final. A primeira, contudo, acredita que consegue derrotar a inimiga sozinha, apesar das insistências de Regina (Lana Parrilla) para que não o faça.Once Upon a Time

Como tal, Zelena decide seguir a Fada até às grutas da cidade – e Regina, claro, vai atrás. Ambas acabam por ser encurraladas pela antagonista e por Gideon (Giles Matthey), que utilizam a magia negra de Zelena para ativar os cristais das minas – transformando-os a eles próprios em magia negra.

Regina, no meio de toda a confusão, pede a Zelena que poupe a cidade a mais sarilhos e que volte para Oz. Esta, contudo, percebe que a sua família está em Storybrooke e decide sacrificar a sua magia, usando o Coração Púrpura e revertendo os cristais de volta à sua forma original. Para além disso, ela consegue ainda usar um desses cristais para acordar a Fada Azul (Keegan Connor Tracy) do seu coma.

Este foi, sem dúvida, um episódio marcante para uma personagem que era constantemente deixada de parte. Zelena nunca conheceu o amor de família e sacrificou o homem da sua vida pela própria irmã. Mesmo tendo os seus momentos ruins, ela acabou por sacrificar das poucas coisas que lhe restavam – a sua magia – de modo a ajudar aqueles que ama. Esperemos que os restantes recebam a mensagem de uma vez por todas.Once Upon a Time

Lutar contra o mal ou dar o nó?

O resto da cidade tem outros assuntos pendentes. Snow (Ginnifer Goodwin) e David (Josh Dallas) dedicam-se todo o seu tempo a preparar o casamento de Emma (Jennifer Morrison) e Hook (Colin O’Donoghue), embora tenham ideias divergentes – chegando à conclusão de que talvez não seja a melhor altura para avançar com a ocasião.

De fato, o casamento parece que terá de ficar pendente pelo menos durante um episódio, já que a Fada Negra fechou esta semana ao dizer que a razão pela qual queria a Fada Azul num coma é porque ela é a única que sabe o seu pior segredo: a verdadeira razão pela qual ela abandonou Rumple (Robert Carlyle) em bebé.

Eu continuo a adorar a prestação de Jamie Murray enquanto grande vilã e apoio ainda mais o fato de estar a ser dada atenção personagens que foram deixadas para trás. Já estavam todos fartos do dramas da Rainha Má e afins. Com apenas três episódios em falta, resta saber qual será o futuro da série.

NOTA: 7/10