A primeira edição do Festival MIL – Lisbon International Music Network – irá decorrer nos dias 1 e 2 de junho, em Lisboa. Esta edição contará com a parceria de França e da cidade de Paris.

Trata-se de uma convenção internacional de música que tem como objetivo reunir diversos profissionais da indústria musical, tendo em vista a divulgação e internacionalização da música lusófona contemporânea.

Desta forma, o evento encontra-se dividido em dois tipos de programa: o pro, que combina conferência e debates dirigidas a todos os profissionais de música (agentes, artistas, promotores, jornalistas e formadores de opinião); e o regular, composto por concertos e showcases abertos ao público em geral.

As conferências e debates irão realizar-se em diversos locais da cidade de Lisboa: Pensão Amor, ETIC – Espaço Atmosferas, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa. Já os concertos e showcases vão concentar-se na zona do Cais do Sodré: Lounge, Tokyo, Musicbox, Sabotage, B. Leza e Roterdão Club.

Na secção de debates irão discutir-se temáticas como “O Estado da Arte no Mercado Português”, “A Arte de Programar”, “Construir Uma Banda” e “Os Direitos dos Artistas na Era Digital”, havendo ainda lugar para apresentações sobre o futuro do mercado lusófono e a análise do mercado musical do Brasil, o maior mercado de música de língua portuguesa.

Relativamente aos espetáculos, o cartaz tem ainda nomes por anunciar. Para além de artistas portugueses – entre os quais já foram confirmados B Fachada, Benjamim, Cachupa Psicadélica, Capitão Fausto, Da Chick, Duquesa, Éme, First Breath After Coma, Golden Slumbers, Linda Martini, Paus, Riding Panico, Sensible Soccers, Stone Dead, White Haus, You Can’t Win Charlie Brown e Xinobi, o cartaz contará também com artistas de França, Brasil, Angola, Itália e Luxemburgo.

Os bilhetes para profissionais estão à venda por 40€ (pro), enquanto os bilhetes para o público geral, que dão acesso aos dois dias de concerto, estão à venda 20€ (regular). Estes podem ser adquiridos aqui.