Itália é um dos países mais procurados pelos turistas e um dos mais caros para visitar na Europa. No entanto, os jovens têm a vida facilitada pois o programa turístico-cultural italiano está cheio de descontos para os cidadãos europeus entre 18 e 25 anos (por vezes 30) mediante apresentação do documento de identificação.

Não é novidade que os museus e monumentos – assim como os transportes – costumam ter descontos para jovens ou estudantes, mas em Itália é algo totalmente comum e não atípico como em Portugal. O Espalha-Factos procurou os melhores descontos das melhores cidades e atrações turísticas para planeares a tua viagem.

Milão

Milão é uma cidade muito dedicada à moda por isso muito do que vemos são coisas relacionadas com a mesma. No entanto Milão também é arte e o Espalha-Factos descobriu três coisas que não podes perder com o teu desconto.

Primeiro o prestigiado fresco de DaVinciA Última Ceia – que necessitas de reservar com muita antecedência. O valor é de 7 euros (bilhete inteiro é 12 euros) incluindo a reserva. Em Milão podes também ver o famoso Casamento da Virgem de Raffaello, entre outras obras, na Pinacoteca de Brera por 7 euros (valor total é 10 euros).

Florença

Em Florença os dois maiores museus – Galleria dell’Accademia e Galleria degli Uffizi – têm descontos para os jovens. Por apenas 4 euros (bilhete inteiro custa 8 euros) podes ter acesso ao original David de Michelangelo na Galleria dell’Accademia.

Pelo mesmo preço podes entrar Galleria degli Uffizi e ver as famosas pinturas de Botticelli ou as belas vistas. Atenta que por vezes os preços podem aumentar um pouco devido a exposições temporárias. Também se fizeres a reserva online para evitares filas podes pagar uma pequena taxa.

Roma

Coliseu de Roma visto por dentro

Teto da Capela Sistina

A capital italiana é conhecida por muito, mas o Coliseu Romano e a Cidade do Vaticano são das principais atrações que levam os turistas a visitá-la. Tanto o Coliseu como o Museu do Vaticano têm bilhetes reduzidos para jovens.

No histórico Coliseu podes entrar por apenas 7,5 euros (custo original de 12 euros) sendo que ainda tens acesso ao Fórum Romano. Por 8 euros (bilhete inteiro é 16 euros) tens acesso ao Museu do Vaticano e a visitar a famosa Cappella Sistina onde podes observar A Criação de Adão de Michelangelo. Em ambos pagas também uma taxa pela reserva online.

 

Nápoles

Caminhando mais para o Sul de Itália chegámos à cidade da pizza: Nápoles. Nem sempre falada pelas melhores razões, Nápoles não deixa de ser uma cidade que muitos querem visitar. Entre os principais pontos de interesse estão o Palácio Real e Teatro São Carlos.

No primeiro podes entrar por 3 euros (valor total é 4 euros) com guia audio incluído. No segundo entras por apenas 5 euros (custo original de 7 euros) tendo uma visita de 45 minutos onde te podes deixar maravilhar pela grandeza e beleza do teatro.

Capri

Perto de Nápoles está uma pequena ilha muito charmosa que não é apenas para milionários. Capri pode ser acessível a qualquer um e também a sua atração principal: a Gruta Azul. Para entrar na Gruta tens de pagar 9 euros pelo barco e 2 pela entrada, o que perfaz um total de 11 euros (seria 14 euros sem o desconto). Podes chegar até à gruta através de barco, mas a opção mais económica é apanhar o autocarro até Anacapri. Têm em atenção que a visita à Gruta é condicionada pelo estado do mar.

Veneza

Afastando-nos de museus, monumentos e outras atrações chegou a altura de falarmos de Veneza. Esta cidade é cara e tens de aproveitar todas as oportunidades que tens para poupar dinheiro. A melhor hipótese é teres um cartão Venezia Unica City Pass, mais precisamente a opção Rolling Venice. Esta opção é destinada a jovens que fiquem três dias em Veneza.

Podes andar nos autocarros de água sempre que quiseres durante 72 horas, tens wi-fi gratuito durante um dia e  tens descontos em museus, igrejas, restaurantes, lojas, etc. Estas vantagens todas por apenas 29 euros. Parece caro, mas o preço original seriam 40 euros. Também tens opções com transfers do aeroporto até à cidade incluídos: 35 euros apenas ida e 41 euros com ida e volta.