Roma é uma das cidades mais antigas da Europa. A capital de Itália está entre os destinos mais procurados do mundo, mas nem sempre se torna barato visitá-la. Os hotéis são um pouco caros e os transportes para te movimentares sem preocupações pela cidade também. Tem que se poupar dinheiro em alguma coisa e a comida é sempre a área discriminada, mas uma informação importante: não vale a pena ir ao McDonald’s em Itália, os preços são demasiado elevados para a oferta.

Não tens que trocar a gastronomia tradicional italiana pela cadeias de fast food. É possível comer bem e barato em Roma e o Espalha-Factos traz-te quatro opções para não perderes a verdadeira experiência gastronómica.

Pastasciutta

A gastronomia italiana é conhecida, entre outros, pelas suas pastas. A massa é das coisas que eles mais se orgulham e mais vezes comem. Não é preciso ir a um restaurante elegante para comer um bom esparguete à carbonara.

O Pastasciutta é um pequeno restaurante/take-away ao pé da Praça de São Pedro do Vaticano que vende famosas combinações por 5,5 e 6 euros.

Podes escolher entre os famosos molhos de carbonara, pomodoro (tomate), ragù (carne picada com molho de tomate) e pesto (o famoso molho verde). A massa é fresca e feita todos os dias no restaurante e, enquanto esperas, podes vê-los a fazer a massa fresca e a preparar o teu prato. O restaurante associa a excelente qualidade a uma ótima localização.

Pizza al Taglio (Pizza ao Kilo)

Um dos emblemáticos pratos italianos é a sua pizza. Várias pessoas consideram um crime ir a Itália sem comer pizza e o Espalha-Factos também.

Evita a taxa de restaurante e uma enorme conta para pagar. Poupa tempo e come porções de pizza nestes restaurantes simples e muito saborosos. Em quase todas as ruas vais encontrar este tipo de restaurantes e eles têm sempre imensa variedade. O site Agrodolce fez um top 10 das melhores pizzerias al taglio de Roma, podes visitá-lo para saberes onde comer.

A pizza é vendida ao peso e apenas fica caro se comeres uma gigante porção de pizza. Para além de barato é rápido e podes levar e ir a comer enquanto conheces a cidade.

Rossopomodoro (Napoli Street Food)

O Rossopomodoro é uma cadeia de restaurantes que está presente em várias cidades italianas, europeias, no Brasil, Estados Unidos, Japão e Arábia Saudita.

Mesmo no centro de Roma, a uns minutos do Panteão, podes encontrar um destes restaurantes que por si não é caro. No entanto encontras ao lado a versão de comida de rua do mesmo restaurante.

Tens à tua disposição uma variadíssima escolha de comida tradicional napolitana, incluído a emblemática pizza margherita. Podes ainda escolher sandes, fritos, calzones, etc. Escolha não te falta e tudo por preços ínfimos, por exemplo a pizza margherita é apenas 2,5 euros.

Se em todas estas opções optares por não escolher bebida – que geralmente é o que encarece uma refeição em Itália – poupas ainda mais. Já trazes contigo a água para o dia inteiro e evitas as calorias dos refrigerantes. Além disso não receies que a tua água acabe pois tens várias torneiras públicas (chafarizes) com água potável, sempre disponíveis para encheres a tua garrafa.