whomademyclothes
Fotografia: Página de Facebook da Fashion Revolution Portugal

A Fashion Revolution quer saber quem fez a tua roupa

A Fashion Revolution, uma associação britânica sem fins lucrativos, acredita que a transparência é o primeiro passo para transformar a indústria da moda. Tudo começa com uma questão: “Quem fez a minha roupa?”. Conforme a marca defende, “merecemos saber que o que compramos não foi feito com recurso à exploração”.

Vivemos uma era em que o consumo é desenfreado. Surgem produtos baratos, consequentemente com um curto período de vida, e somos estimulados a comprar mais e mais. O processo de produção não é muitas vezes completamente transparente. Por isso admiramo-nos quando aparecem casos como o das bolas da Nike, que eram cosidas por crianças, em condições inumanas. Mas existem outras marcas que exploram os seus trabalhadores ou prejudicam de variadas formas a natureza.

Com o objetivo de sensibilizar os consumidores para o verdadeiro custo das peças de roupa, tendo em vista um futuro mais sustentável, a Fashion Revolution criou a campanha Fashion Revolution Week.

Esta é já a 4ª edição do evento, que assinala a data do colapso do complexo têxtil Rana Plaza, em Dacca, Bangladesh, no qual morreram 1.100 trabalhadores. Aí estavam concentradas várias unidades de confeção, onde eram fabricadas peças para várias marcas de moda, como a Benetton, a Primark ou a Mango.

Esta iniciativa começou dia 24 de abril e conta com atividades em várias cidades, incluindo Lisboa. A programação inclui workshops, palestras, oficinas de transformação e reparação de peças de roupa, mercado justo e sustentável de produtos portugueses, swap market (mercado de troca de roupa) e um desfile de marcas sustentáveis com street casting.

A Fashion Revolution encoraja ainda as pessoas a tirarem um fotografia com a roupa do avesso, de forma a ver-se a marca da peça, e partilharem nas redes sociais com o hashtag #whomademyclothes. Assim, estimulam os consumidores a exigir transparência na cadeia da indústria da moda.

Podem consultar o calendário com todas as atividades que se vão realizar entre 24 e 30 de abril na página do evento da Fashion Revolution Week.

Mais Artigos
Billie Eilish
‘Billie Eilish: The World’s A Little Blurry’ estreia esta sexta-feira na Apple TV+