A Livraria Lello organizou um encontro internacional das livrarias mais bonitas do mundo para celebrar este Dia Mundial do Livro. Este domingo, a livraria do Porto abrirá as portas às 10h00 para os convidados e às 10h30 para o público que esteja curioso para conhecer as livrarias consideradas as mais belas a nível internacional.

A celebração começou na véspera, a 22 de abril, com um jantar de boas-vindas, no qual cada livraria presente ofereceu à Lello um livro emblemático da instituição que representa, juntamente com uma dedicatória.

O evento contará com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, bem como representantes das livrarias Atlantis Books (Santorini, Grécia), Bart’s Books (Ojai, EUA), Boekhandel Dominicanen (Maastricht, Países Baixos), Cook & Book (Bruxelas, Bélgica), Daunt Bookshop (Londres, Reino Unido), Libreria Acqua Alta (Veneza, Itália), Shakespeare & Company (Paris, França) e The Last Bookstore (Los Angeles, EUA). Todas elas estão entre as livrarias mais bonitas do mundo.

Programação

O evento terá diversas iniciativas como a implementação de um programa internacional de intercâmbio de livreiros, o desenvolvimento de um ‘passaporte’ que propõe um roteiro das livrarias presentes, e ainda a criação de uma rede internacional das livrarias mais bonitas do mundo.

Estas e diversas outras sessões de trabalho decorrerão no Centro Português de Fotografia, local literariamente emblemático por ter sido o mesmo em que Camilo Castelo Branco esteve, por duas vezes, encarcerado e no qual escreveu a obra Amor de Perdição.

A anfitriã do evento fará ainda as vezes de embaixadora do país e da cidade com um programa que inclui uma apresentação do autor Camilo Castelo Branco, bem como a oferta da obra que ali escreveu em duas semanas.

Os representantes das livrarias convidadas irão ainda usufruir de outras atividades relacionadas com a cultura portuguesa, como a degustação da gastronomia do país ou um passeio de carro elétrico pela cidade.