1_437_imagem site

Já são conhecidos os finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Já são conhecidos os seis finalistas da 12ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma vão apresentar uma exposição coletiva no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, no final de junho, de onde sairá o vencedor.

O grande premiado vai receber 20 mil euros, para aprofundar os seus estudos e realizar um projeto artístico.

Os seis finalistas

Os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma são os finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017.

A escolha dos seis finalistas, num total de mais de 600 candidaturas, foi feita por uma equipa curatorial constituída por Ana Anacleto – curadora e coordenadora curatorial no MAAT -, Filipa Oliveira – diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida – e João Silvério – curador da coleção da arte contemporânea da FLAD.

 

A exposição coletiva, onde vão estar presentes os finalistas, está prevista para o mês de junho e vai realizar-se no MAAT, onde um júri internacional vai escolher o artista vencedor (a quem será atribuído um prémio de 20 mil euros).

O prémio

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi instituído em 2000 e destina-se à revelação de novos valores da criação nacional – no domínio das artes plásticas – e é um dos prémios mais importantes na área, no panorama artístico português.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP realiza-se bienalmente e é atribuído por um júri internacional, nomeado a cada edição. A distinção destina-se essencialmente a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação do artista vencedor.

São selecionados até nove candidatos, em cada edição, para participarem numa exposição, de modo a ser escolhido o vencedor final. As exposições do Prémio Novos Artistas Fundação EDP já ocuparam sete diferentes espaços nacionais e apresentaram 53 artistas – muitos deles reconhecidos atualmente, como Joana VasconcelosLeonor AntunesVasco AraújoCarlos BungaJoão Maria Gusmão e Pedro PaivaJoão LeonardoAndré RomãoGabriel AbrantesPriscila FernandesAna Santos ou Mariana Silva.

Mais Artigos
Eurovisão 2019 - EF
Eurovisão 2020. Programa especial honra canções participantes em maio