Chegaram algumas visitas de última hora? Precisas de “pratos fáceis” para não atrasar a tua ida à Queima? O Espalha-Factos preparou para ti algumas receitas que não são só fáceis de fazer como ainda te vão dar fama de “rápido” e “bom” na cozinha.

Comecemos pelas entradas

Pão Alentejano Recheado:

Foto: Blogue Descobrir Alentejo

Ingredientes

1 Pão Alentejano
1 Chouriço corrente
1 pacote de queijo mozarella ralado
Maionese q.b
Oregãos q.b

Preparação

Pré-aquece o forno a 180º. Começa por escavar o pão e formar pequenas bolinhas com o miolo. Estas bolinhas servirão como tosta para o recheio.
Tritura o chouriço no processador. Depois mistura o queijo, o chouriço e a maionese, que servirá como forma de ligar os ingredientes. Por fim, polvilha tudo com orégãos. Leva ao forno até o queijo estar derretido e o pão tostado.

Mini quiches de cogumelos e espinafres

Imagem: Blogue Detalhes Mágicos

A vantagem destas mini-quiches é o facto de puderes alterar os ingredientes ao teu gosto e optar por vários legumes, tipo de queijo e cogumelos. Simples e rápida, esta receita vai agradar a todos e é apropriada para celíacos (algo a ter em conta quando damos uma festa!).

Ingredientes:

300g de espinafres frescos
4 ovos
1 embalagem de cogumelos
Queijo mozzarela ou outro
Azeite
Sal e pimenta q.b.

Preparação

Numa frigideira, salteia os cogumelos com um pouco de azeite durante cerca de 5 minutos e reserva. Na mesma frigideira, cozinha os espinafres cerca de 3 minutos com um pouco de água.
Numa taça, bate os ovos e junta os espinafres, os cogumelos e o queijo, o sal e a pimenta a gosto.
Distribui a mistura por uma forma de cupcakes e leva ao forno pré-aquecido a 190º durante 20 a 25 minutos.
Deixa arrefecer antes de desenformar.

Sopa: Creme de couve-flor e salsa

Foto: Dicionário Gastronómico

Caso gostes de comer uma boa sopa quente antes de uma refeição, podes sempre aproveitar esta receita adaptada a partir da receita original de Henrique Sá Pessoa.

Ingredientes:

couve-flor
salsa fresca
leite ou bebida vegetal (de soja, amêndoas, arroz…)
cebola
azeite
sal

Preparação

Faz um refogado com o azeite e a cebola e junta a couve-flor cortada em pedaços. Deixa cozinhar por alguns minutos, sem deixar a couve-flor ficar acastanhada. De seguida, adiciona leite, água ou bebida vegetal suficiente para cobrir a couve flor. Deixa cozinhar por mais uns quatro a cinco minutos e tritura tudo, temperando a gosto com sal e salsa picada. Serve a sopa num prato e decora por cima com mais salsa.

Seguimos para o prato principal

Frango com Cerveja

Foto: Blogue Papo Cheio

Frango é um proteína bastante versátil que nos permite cozinhar uma grande variedade de pratos. Uma sugestão deliciosa e curiosamente fácil de fazer, é o frango com cerveja.

Ingredientes:

1 frango aos pedaços
1 lata de cerveja
1 sopa de cebola
3 colheres de azeite
Pó de alho q.b.
Pimenta q.b.

Colocar um tacho ao lume com o azeite e acrescentar o frango. Temperar com o pó de alho e pimenta a gosto, e cobrir bem com a sopa de cebola. Adicionar a cerveja e tapar. Ir mexendo de vez em quando, até que o frango esteja totalmente cozinhado.
Para acompanhar basta abrir um pacote de batatas fritas ou, se quiserem ser mais criativos, podem assar umas batatas no forno e fazer um bom arroz.

Bom apetite!

Lasanha de Esparguete à Bolonhesa

Imagem: Kozinharte

Uma das receitas mais comuns no repertório dos estudantes (e das pessoas que não gostam de ter muito trabalho) é esparguete à bolonhesa. Após vários jantares a repetir este prato, começa a tornar-se “aborrecido”, apesar de delicioso.
Assim, propomos um twist desta clássica receita: uma lasanha de esparguete à bolonhesa.

Ingredientes (para 4 pessoas):

500 grs de carne picada (mistura de porco e vaca)
1 pacote de esparguete
1 frasco de 250ml de polpa de tomate com cebola e alho (com ervas aromáticas ainda é melhor!)
1 pacote de bechamel
1 pacote de mozzarela
3 colheres de sopa de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Oregãos q.b.
Manjericão (opcional)

Preparação

Começar por colocar o azeite no tacho e adicionar a carne. Colocar a polpa de tomate e misturar bem. Temperar com sal, pimenta e oregãos a gosto. Após mexer, tapar e deixar a cozinhar em lume médio.
Noutro tacho começar a ferver água, com um fio de azeite e temperada com sal a gosto (eu gosto de adicionar também oregãos). Quando esta ferver, adicionar o esparguete.
A carne deve ser mexida com cuidado até estar cozinhada.
Quando a massa e a carne estiverem prontos, retirar do lume. Num pirex grande, adicionar o esparguete (após escorrida) e colocar a carne por cima, envolvendo lentamente os dois. De seguida espalhar o bechamel por cima. Por fim, adicionar a mozzarela e levar o preparado ao forno durante cerca de 15 minutos, a 180º.

Bom apetite!

Bacalhau à Brás Fingido (Vegetariana)

N/A

Ingredientes

6 alhos franceses cortados às rodelas
1 cebola cortada em meias rodelas
3 dentes de alho esmagados
250g de batata palha
3 ovos
Salsa picada q.b.
Um pouco de leite
Azeite q.b.
Margarina q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Coloca num tacho um pouco de azeite e um pouco de margarina e junta os alhos franceses, a cebola e os dentes de alho. Leva a lume médio, mexendo várias vezes, até amaciar e junta, então, as batatas. Deixa cozinhar por 2 ou 3 minutos e acrescenta os ovos batidos com a salsa e o leite. Envolve bem e deixa no lume até os ovos estarem cozidos. Serve com azeitonas pretas e acompanha com boa salada.

E para sobremesa…

Gelado de bolacha

Ingredientes:

200g de bolachas com cobertura de chocolate
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado

Preparação

Agora uma sobremesa super simples e deliciosa. Para fazeres este gelado, começa por partir as bolachas em pedaços pequeninos. Depois, bate as natas em chantilly até ficarem bem espessas, junta o leite condensado e mistura bem. Adiciona as bolachas partidas, mexe tudo e verte para uma taça. Por fim, é só levar ao congelador até ficar bem sólido.

Gelado de banana e frutos vermelhos

Foto: Um blog mais ou menos fit

Ingredientes:

bananas maduras congeladas
frutos vermelhos (ou outra fruta à escolha)

Preparação

Congela as bananas maduras aos pedaços. Bate no liquidificador a banana congelada com mesma a quantidade de frutos vermelhos ou outra fruta que gostes.

E já está! Terás um gelado cremoso e super saudável!

Brigadeiros

N/A

Ingredientes:

1 lata de leite condensado cozido
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga
Granulado de chocolate

Preparação

Abre a lata de leite condensado num tacho. Junta-lhe duas colheres de sopa de cacau em pó e uma de manteiga. Leva a lume brando e deixa espessar, sem parar de mexer.
Quando o preparado se separar do fundo do tacho, retira do lume. Deixa arrefecer e coloca, num prato ou tabuleiro, no frigorífico. Tende bolinhas do tamanho de uma noz e cobre-as com o granulado de chocolate.

Simples, rápido e, claro, delicioso.

Trufas de chocolate

N/A

Ingredientes:

2 pacotes de Oreos
1 embalagem de queijo creme
1 tablete de chocolate branco para derreter

Preparação

Usando um processador de alimentos, tritura as Oreos até ficarem em migalhas.
Retira um pouco de migalhas e reserva-as numa taça para mais tarde usares como topping para as tuas trufas.

Mistura o queijo creme com as migalhas restantes. A mistura terá de ficar pegajosa. Pega na mistura molda-a em pequenas bolas. Coloca-as numa bandeja forrada com papel de pergaminho. Congela as bolas por 30 minutos.

Mergulha cada bola no chocolate derretido. Coloca-as de volta na bandeja e polvilha as trufas com as migalhas de Oreos reservadas. No frigorífico, refrigera-as por 1 h ou até ficarem firmes e estão prontas.
Mantém as trufas no frigorífico até cinco dias.

Receitas de Bárbara Gonçalves Gomes, Inês Aparício, Inês de Freitas, Maria Ana Campos, Maria Duarte e Serenela Moreira.