O Museu do Oriente organiza, a partir do dia 22 deste mês, um conjunto de workshops de terapias orientais que pretendem promover o bem estar e a sintonia com o “mundo lá fora”.

Massagem e culinária ayurvédica? Feng Shui? Poesia Haiku? Os nomes são complicados, mas a prática destas técnicas pode ser mais fácil do que se pensa.

O workshop escolhido para o dia de abertura desta iniciativa foi a massagem ayurvédica champi, que faz parte de um conhecimento médico desenvolvido há cerca de sete mil anos, na Índia. Ayurveda significa Ciência (veda) da Vida (ayur) e assume-se como uma técnica da medicina tradicional que se tem difundido cada vez mais.

Este tipo de massagem costuma ser reconhecida pelo seu poder curativo em situações de ansiedade, stress, enxaqueca ou para revitalização do corpo.

Se estás mais na onda de comer, a 23 e 25 de maio há também sessões dedicadas à alimentação ayurveda. Reconhecer os alimentos e condimentos que equilibram e protegem da doença, conjugar aromas, paladares e modos de confeção, serão algumas das atividades.

No final da aprendizagem, há a confeção de uma refeição, de maneira a aplicar os conhecimentos aprendidos, que será partilhada por todos.

Uns versos de poesia para impulsionar a terapia

A Poesia Haiku, de origem japonesa, carateriza-se pelo poder expressivo e pela ligação à natureza e filosofia zen. No workshop de 18 e 25 de maio, os participantes vão ter a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre esta prática, que se diz revitalizante na sua forma poética, e expansiva na maneira como cada pessoa lida com ela. Pretende ajudar a combater o stress e a contemplar o equilíbrio.

Por último, mas não menos importante, temos o Feng Shui, uma arte chinesa que estuda a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos refletem o modo como nos sentimos. Segundo a arte de Feng Shui, a maneira como tratamos a nossa casa tem uma verdadeira influência no nosso corpo.

Esta prática dá instruções para melhorar a energia do ambiente onde passamos várias horas do nosso dia. A oficina de introdução ao Feng Shui realiza-se a 12, 19 e 26 maio e 2 junho.