No total são dez os filmes que chegam hoje às salas portuguesas. O Espalha-Factos destaca A Tribo, de Miroslav Slaboshpitsky.

A Tribo

Foi na 67ª edição do Festival de Cannes, em 2014, que A Tribo foi apresentado pela primeira vez ao público. Agora, três anos depois, chega a Portugal através da distribuição da CinemaCity. Na cidade da Costa Azul Plemya (título original) ganhou três prémios e desde aí arrecadou mais 27 galardões no seu percurso por festivais de cinema internacionais. O que torna a primeira longa-metragem de Miroslav Slaboshpitsky especial é o facto do mesmo não possuir qualquer diálogo ou legendas: o espectador apenas pode contar com a linguagem gestual usada pelas personagens ou pelas suas expressões faciais. Isto acontece porque A Tribo acompanha Sergey, um rapaz surdo e mudo que entra numa escola especializada para jovens como ele. Na nova escola os alunos gerem uma rede organizada de crime e prostituição: A Tribo, e Sergey vai procurar integrar-se na mesma.

Podes ver aqui as sessões deste filme.

Outras Estreias

O Jardim da Esperança

O Jardim da Esperança é um filme baseado no livro de Diane Ackerman intitulado The Zookeeper’s Wife. O livro – e, por consequência, o filme – conta a história real de Antonina Żabińska e o seu marido Jan Żabiński que durante a Segunda Guerra Mundial salvaram a vida de 300 judeus ao escondê-los no Jardim Zoológico de Varsóvia.

aqui as sessões deste filme realizado por Niki Caro e protagonizado por Jessica Chastain, Johan Heldenbergh e Daniel Brühl.

O Jovem Karl Marx

Como o seu título indica este filme realizado pelo haitiano Raoul Peck acompanha os anos mais jovens da vida de Karl Marx – uma das mais importantes figuras do século XIX, filósofo, sociólogo e autor do Manifesto Comunista e d’O Capital.

Clica aqui para veres as sessões deste filme que explora também a colaboração e amizade entre Marx e Friedrich Engels, co-autor do Manifesto Comunista e fundador do marxismo.

Ma Loute

Ma Loute é uma comédia francesa que esteve em competição pela Palma de Ouro na 69ª edição do Festival de Cannes. Realizado por Bruno Dumont, esta película é uma comédia negra que se centra na investigação de múltiplos desaparecimentos que ocorreram em praias do norte de França.

aqui as sessões desta longa-metragem que venceu um prémio em Cannes (Melhor Música Sincronizada) e ganhou ainda o prémio de Melhor Filme no Festival Europeu de Cinema de Sevilha em 2016.

A Cabana

Uma adaptação do livro de 2007 escrito por William P. Young, A Cabana é uma longa-metragem realizada por Stuart Hazeldine que retrata o encontro de um homem que perdeu a sua filha com a Santíssima Trindade. The Shack é um filme espiritual e possui no seu elenco nomes como Octavia Spencer, Sam Worthington e Tim McGraw.

Podes ver aqui as sessões deste filme.

Batalha Incerta

Selena Gomez, Ed Harris, Josh Hutcherson, Bryan Cranston e Nat Wolff são apenas alguns dos nomes que constam no elenco deste filme realizado e protagonizado por James Franco. Batalha Incerta centra-se nas personagens de Jim Nolan (Wolff) e Mac McLeod (Franco) e, através delas, retrata o movimento de greves realizado pelos agricultores da Califórnia em 1933.

aqui as sessões deste filme.

Esta Terra é Nossa

Realizado pelo francês Lucas Belvaux, esta co-produção franco-belga é uma estreia interessante no contexto das próximas eleições francesas. Chez Nous acompanha uma enfermeira que se vê envolvida nas campanhas eleitorais da sua cidade, mas é apontado como sendo, na verdade, uma representação de como a Front National opera e de como a mesma é vista pelos franceses.

Podes ver aqui as sessões desta longa-metragem.

Um Rico Sovina

Esta comédia francesa tem como personagem principal François Gautier (Danny Boon), um homem extremamente poupado que vê o seu estilo de vida económico virado do avesso quando se apaixona e descobre que tem uma filha.

Clica aqui para veres as sessões desta fita.

A Ilha dos Cães

Este filme de 80 minutos realizado por Jorge António constitui a última vez que Nicolau Breyner aparece no grande ecrã. A película é uma co-produção entre Portugal e São Tomé e Príncipe e apresenta ao público duas Angolas: a Angola colonial e a Angola do presente.

Para veres as sessões deste filma clica aqui.

Kickboxer: A Vingaça

Kickboxer: Vingança é um reboot do filme de 1989 Golpe de Vingança, tendo assim uma premissa igual: um lutador que pretende vingar o seu irmão. O mítico Jean-Claude Van Damme regressa (desta vez como mestre) e Dave Bautista interpreta o vilão que Kurt Sloane (Alain Moussi) deve derrotar.

aqui as sessões deste filme.