Itália, fevereiro de 1992. A detenção do dirigente do Partido Socialista Mario Chiesi por suspeitas de corrupção, ordenada pelo juíz Antonio Di Pietro, dá início a uma série de investigações que ficaram conhecidas por Operação Mãos Limpas e que tiveram efeitos devastadores no sistema político italiano.

Mais de metade dos membros do parlamento italiano foram indiciados no processo e vários partidos políticos desapareceram do mapa, pondo fim à chamada Primeira República. Vários líderes políticos e empresariais cometeram suicídio após verem expostos os seus crimes.

É no meio deste terramoto político que se desenrola a história de 1992, a nova aposta do segundo canal. A série italiana acompanha a história de seis personagens fictícias cujas vidas estão ligadas pela agitação política, civil e social desencadeada pela mega-investigação.

As personagens

Leonardo Notte (Stefano Accorsi), um bem-sucedido especialista de marketing e publicidade com um passado obscuro, tenta perceber as consequências do processo no seu negócio e no futuro do país. O polícia Luca Pastore (Domenico Diele) trabalha para o magistrado Di Petro e procura fazer justiça contra um industrial de quem se tornou vítima. Rocco Venturi (Alessandro Roja) é colega de Luca na polícia, mas é muito diferente do que diz ser.

Bibi Mainaghi (Tea Falco) é a filha rebelde de um grande industrial, símbolo do empreendedorismo conivente com a política durante a Primeira República, que vê a sua vida mudar radicalmente após o suicídio do pai. Veronica Castello (Miriam Leone) é uma bailarina disposta a tudo para conseguir protagonismo na televisão. Pietro Bosco (Guido Caprino) é um antigo soldado, marcado pela guerra no Iraque, que vem a ser eleito para a Câmara dos Deputados pelo partido de extrema-direita Liga do Norte.

A série

Constituída por dez episódios, 1992 é uma produção italiana da Sky Atlantic, o mesmo canal responsável por Gomorra (também emitida pela RTP2), e já tem garantida duas sequelas: 1993, que estreia em maio em Itália, e 1994.

A série estreia esta quarta-feira, dia 19, às 22h14 e será emitida nos dias úteis, em substituição da minissérie Freddy.