É oficial: a corrida para a batalha final em Once Upon a Time está aberta mas, antes que o grande confronto possa tomar lugar no final da temporada, ainda há certos assuntos a tratar primeiro. Nomeadamente um noivado que ficou em suspenso. O novo episódio, intitulado Awake, estreou no canal ABC no dia 16 de abril.

Storybrooke… há muitos anos atrás

Na época da Maldição Original – durante a primeira temporada – acompanhamos Mary Margaret (Ginnifer Goodwin) quando ela ainda visitava David (Josh Dallas) em coma no hospital. Um milagre acontece quando a personagem se depara com uma estranha flor colorida e brilhante no meio da rua. Mary decide levar tal presente a David e eis que acontece o segundo milagre: ele acorda do seu coma, com todas as suas memórias repostas, conseguindo também restaurar as da sua amada. Sim, ouviram bem: Snow e David estiveram acordados antes sequer de a maldição ter sido quebrada.

O casal descobre que a flor é uma espécie rara que surge em época de grande perigo e tem o poder de unir aqueles que se amam. Como tal, acreditam que ela possa também arranjar uma maneira de os levar para junto de Emma – que deve, por esta altura, ser pouco mais que uma pequena criança.once upon a time

Gold (Robert Carlyle), contudo, decide quebrar o seu disfarce de modo a sublinhar a falha óbvia no plano: se o casal for em busca de Emma agora, ela nunca cumprirá o seu destino de se tornar a Salvadora aos 28 anos e quebrar a maldição. Como tal, a dupla decide abdicar da sua felicidade em prol do bem comum de Storybrooke, tomando então uma poção para apagar as memórias sobre todos estes acontecimentos.

Tocar na primeira temporada, que foi a época de ouro da série, foi uma jogada arriscada, mas a história criada virá a fazer sentido mais tarde. Posto isto, devo dizer que adorei voltar a ver Regina (Lana Parrilla) como chefe da cidade, na sua natureza rude característica de há seis anos atrás. Adiante.

Na Terra do Nunca

Hook (Colin O’Donoghue) continua a fugir dos Lost Boys, sendo resgatado, nada mais nada menos, do que pela própria Tiger Lily (Sara Tomko) – ao início, pensei que era a Pocahontas e o meu coração saltou. A salvadora explica que está em busca da Salvadora, isto é, da noiva de Hook. Os dois decidem naturalmente juntar forças.once upon a time

Peter Pan estava posse de uma varinha, com um poder que pelos vistos pode ajudar Emma (Jennifer Morrison) a derrotar a Fada Negra (Jamie Murray). Como tal, Hook e Tiger Lily aventuram-se pelos campos dos Lost Boys, de modo a recuperar tal varinha.

Depressa se inicia uma guerra, Hook liberta a sua própria sombra e dá-lhe a varinha para que esta seja transportada até Emma, não conseguindo contudo libertar-se dos ataques dos Lost Boys. Mas não desesperem, mais sobre isto adiante.

Em Storybrooke

Os protagonistas continuam a investigar uma maneira de quebrar a maldição do sono presente em David e Snow. Para grande surpresa, Zelena (Rebecca Mader) é a primeira a chegar-se à frente e a criar um antídoto. Este, infelizmente, apenas reforça os efeitos da maldição e ameaça deixá-los ambos a dormir numa questão de 24 horas.once upon a time

É então que Snow se lembra da dita flor mágico e parte em busca dela com Emma. Claro que a Fada Negra faz a sua entrada monumental, apresentando-se como a derradeira inimiga e destruindo todas as flores existentes. Numa série como esta, contudo, o que importa é ter esperança e a verdade é que uma flor sobrevive.

Enquanto isso, a Fada Negra decide também dar o ar da sua graça perante Gold, dizendo-lhe que, em breve, ambos serão “a família que estavam destinados a ser”. Gold, contudo, percebe que foi Gideon (Giles Matthey) quem deixou a última flor em vida, o que significa que ele reconhece o amor de mãe por parte de Belle (Emilie de Ravin) e consegue resistir aos poderes da Fada Negra. A verdade é que Belle é que mais deve sofrer com a tragédia do filho e tem tido pouco ou nenhum tempo de antena.

Enfim, Snow decide ceder a última flor a Emma, de modo a que esta possa resgatar Hook e trazê-lo de volta a casa. Ela assim o faz, viajando rapidamente para a Terra do Nunca e salvando o amado mesmo antes de este ser morto pelos inimigos. De volta a casa, Hook aproveita a ocasião para se colocar de joelhos e fazer o pedido de noivado como deve ser. A resposta de Emma é, claramente, afirmativa.once upon a time

Há apenas um problema: David e Snow estão oficialmente amaldiçoados. Como tal, Regina reúne os habitantes da cidade e recorda a época em que o casal abdicou da própria felicidade em prol do bem comum. Visto que a maldição foi feita para um só coração, Regina pede que todos partilhem agora a maldição, de modo a enfraquecê-la e, quem sabe, a salvar os seus líderes.

Num momento que nos mostra a grande família em que este elenco se tornou ao longo do tempo, toda a gente se chega à frente e conseguem efetivamente reduzir os efeitos da maldição, acordando o casal. Parece que todos os assuntos pendentes foram resolvidos num só episódio, a um estilo frenético e cativante, deixando agora as duas etapas finais pelas quais todos ansiamos: o casamento e a batalha final.

NOTA: 8/10