O livro que deu origem à série 13 Reasons Why termina após os acontecimentos que também deram final à série, mas isso não impede Jay Asher, autor da história original, de querer uma segunda temporada do enredo.

“Eu gostava de ver uma continuação de todas estas personagens”, adiantou o escritor à revista Entertainment Weekly. “Fiquei curioso também [como os espectadores]. O que aconteceu a Clay? Como é que as pessoas reagiram àquilo que Alex fez no final? O que vai acontecer a Mr. Porter? Eu próprio cheguei a pensar numa sequela. Cheguei a fazer algum brainstorming sobre isso, mas decidi que não a ia escrever. Então eu adoraria vê-la!”, exclamou.

A história da personagem principal, Hannah Baker, está terminada. Todo a ação se desenrola em torno do suicídio da protagonista, que fica tecnicamente resolvido no final da primeira temporada. No entanto, a série deixa várias pontas soltas para as outras personagens do enredo, o que poderia permitir uma continuação.

“As coisas não foram deixadas em aberto na expectativa de uma sequela…”

 

“As coisas não foram deixadas em aberto na expectativa de uma sequela… Não há nenhum fim deixado para trás para as personagens”, explicou Asher. “Todas as ações que praticamos vão ter repercussões de maneiras que não podemos antecipar. E isso pode ser percebido não só por aquilo que Hannah fez, mas também pela forma como as outras pessoas trataram Tyler durante este tempo. É essa a mensagem central do livro. No entanto, há maneiras óbvias de continuar para uma segunda temporada, se quiserem”, defendeu o autor.

Quando questionado pela EW sobre as possibilidades reais de realização de uma segunda temporada, o autor anunciou que não está autorizado a dizer se haverá ou não um novo conjunto de episódios. Porém, é perentório quando afirma que “nunca haverá uma sequela [do livro]”.

Lê também: 13 razões para veres ’13 Reasons Why’

O espaço continua em aberto, todavia, para que “aquele mundo seja mais explorado num meio diferente”. “O livro vai continua a ser aquilo que é. Não acho que a série afete aquilo que o livro transmite”, acrescentou Jay Asher.

13 Reasons Why está disponível em streaming na Netflix desde o dia 31 de março e já é um dos maiores sucessos da plataforma nas redes sociais.