No próximo dia 18 de abril, Nova Iorque será palco de um evento de apresentação do novo Google Earth. É inteiramente dedicado a esta plataforma, o que demonstra uma grande aposta da Google. Vem mesmo a tempo das celebrações do dia da Terra, que acontece quatro dias depois.

Este globo virtual tem perdido fãs para o Google Maps, que disponibiliza as funcionalidades essenciais para os utilizadores. Por isto, é necessário torná-lo atrativo novamente, para que recupere os seguidores.

O serviço de mapeamento por satélite tem em conta a inovação, apesar de não ser muito publicitada. Desta vez, o evento no Museu Whitney foi divulgado junto de inúmeros órgãos de comunicação e outras empresas de tecnologia.

Convite da Google

No ano passado foi disponibilizada uma funcionalidade de realidade virtual para os utilizadores dos headsets HTC Vive. Com a Street View, transporta-nos para o local com a visão ajustada; o modo Céu permite ver os corpos celestes e estrelas; e na versão para computador podes experimentar como seria pilotar, com o Simulador de Voo.

EarthViewer 3D foi o seu primeiro nome, aquando o lançamento em 2001. Foi desenvolvido pela Keyhole, uma empresa financiada pela CIA, mais tarde comprada pela Google. Daí nasceu o Google Earth, em 2004. Desde a sua estreia em smartphones, inicialmente no iPhone em 2008, já foi descarregada mais de mil milhões de vezes.